POLÍTICA

Em Teresina, Dilma agradece Piauí por maior votação do Brasil

Publicado

em

A presidente Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, chegou ao Atlantic City Club, em Teresina (PI), por volta das 16h desta quarta-feira (8). É a primeira visita da petista no Piauí durante a campanha eleitoral, e também o primeiro compromisso da candidata no 2º turno das eleições de 2014.

O primeiro a discursar no ato político de apoio à candidata Dilma Rousseff (PT) foi o senador Ciro Nogueira (PP). Em seu discurso, ele ele criticou as declarações de Fernando Henrique Cardoso sobre o povo nordestino e as classificou como “preconceituosas”.

Em entrevista à imprensa nacional, o ex-presidente considerou que a população nordestina vota em Dilma por ser menos informada e instruída. “O PT está fincado nos menos informados, que coincide de ser os mais pobres. Não é porque são pobres que apoiam o PT, é porque são menos informados”, afirmou FHC.

Ciro destacou ainda os ataques dos sulistas ao povo nordestino, que têm tomado conta das redes sociais. “Eles pensam que o povo é bobo”, completou o senador piauiense.

 João Vicente disse que o espírito do Piauí é manter a primeira mulher a ser presidente da república. “O piauí se orgulha de ter uma presidente que defende o Estado”, declarou João Vicente.

Publicidade

A candidata do PT a reeleição, presidente Dilma Rousseff chegou no Atlantic City acompanhada do governador eleito Wellington Dias (PT) e cumprimentou os deputados e prefeitos. Ela fez coração com as mãos para os militantes que responderam cantando Dilma, Dilma.

“Eu amo o Piauí”, diz Dilma durante discurso em Teresina

A presidente e candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT), reuniu a militância petista na tarde desta quarta-feira (08), no Atlantic City, na zona Leste de Teresina para agradecer o Piauí pela maior votação do Brasil no primeiro turno. O governador eleito, Wellington Dias, disse que o Nordeste e o Piauí precisam de Dilma como presidente.

Wellington Dias deu as mãos para presidente e os demais militantes do partido que estavam no palanque e em um momento de gratidão rezaram a oração do Pai Nosso juntamente com a multidão de simpatizantes que acompanham a plenária com a presença de Dilma. Wellington Dias, finalizou afirmando que todo juntos “vamos construir essa vitória. Dilma para presidente”, disse o governador eleito.

Dilma começou sua fala agradecendo aos piauienses pelos mais de 70% dos votos validos durante o primeiro turno do pleito de 2014. “Agradeço a cada um e a cada uma do fundo do meu coração pela grande votação que eu recebi. Eu quero dizer pra vocês: Piauí eu te amo. Eu queria dizer que eu estou aqui muito feliz, esse é o primeiro ato do segundo turno da minha campanha e eu queria começar pelo Piauí. Eu não posso abraçar e beijar cada um de vocês, mas é isso que eu queria está fazendo agora. Eu quero agradecer ao governador eleito Wellington, a Margarete, ao Elmano, ao senador Ciro Nogueira, ao senador João Vicente Claudino, agradeço pelo fato de que aqui nós tivemos entre os três deputados federais mais votados, duas mulheres e ainda a primeira senadora mulher, Regina Sousa que assume a partir de janeiro. Eu quero apenas agradecer Piauí”, falou Dilma Rousseff.

Publicidade

Oração e agradecimento
Depois de rezar a oração do “Pai Nosso”, Dilma Rousseff agradeceu aos piauienses pela votação no primeiro turno, quando atingiu 70% dos votos válidos no Estado, o maior percentual do Brasil. “Todo o Piauí, eu te amo”, declarou a candidata, no primeiro ato no segundo turno das eleições. “O Piauí me deu uma consagração. Estou imensamente feliz”.

Dilma Rousseff elogiou o Piauí pelos resultados na educação, em especial nas Olimpíadas de Matemática e no desempenho dos alunos da cidade de Cocal dos Alves. Citou também a maior concentração de doutores registrada em Bom Jesus do Piauí, e disse que a educação será uma prioridade por ser o “centro de tudo”. Também garantiu compromisso com a infraestrutura e o transporte urbano.

“O Piauí é um Estado que tem vocação para se dedicar ao conhecimento, à educação de qualidade. Eu tenho tido muito orgulho nas Olimpíadas de Matemática, de ver os meninos de Cocal dos Alves ganhando medalhas”, comentou.

A petista elogiou a força das mulheres e citou Regina Sousa, presidente do diretório do PT no Piauí e futura senadora, na vaga a ser aberta com a vinda de Wellington Dias para o Governo do Estado. “Isso é um orgulho para o Piauí”, afirmou.

“Eu começo minha campanha aqui pelo Piauí, pelo Nordeste. Eu tenho uma dívida. Digo uma dívida porque sempre ganhei no Nordeste, mas a dívida não é por isso. É uma dívida de responsabilidade de qualquer presidente da República”, acrescentou. “Aqui tem um povo trabalhador, esforçado. Um povo comprometido com o nosso país. Por isso, desde o governo Lula e no meu governo tenho olhado com atenção especial para essa região, que foi tradicionalmente prejudicada por uma visão elitista da o Brasil”.

Publicidade

Críticas aos adversários
A candidata à reeleição afirmou que existe uma visão elitista que prejudica o Nordeste. Também alfinetou os adversários que estariam prometendo melhorar os programas Bolsa Família e Minha Casa, Minha Vida.

“Eu quero dizer que temos que superar essa visão elitista. O governo deles tirou o pobre do orçamento. Meus adversários dizem que vão fazer melhor. Por que não fizeram antes? É a minha pergunta. E por que quando puderam, fizeram o bolsa família mirradinho?”, criticou.

Sobre o programa habitacional, a candidata questionou: “Como eles vão melhorar se nunca fizeram, e quando puderam não fizeram?”.

Sobrou para a Prefeitura…
No discurso, a candidata afirmou que a Prefeitura de Teresina aderiu ao programa Mais Médicos e o Governo Federal enviou dois profissionais brasileiros, que se afastaram por terem sido aprovados em residência médica. Dilma disse que o governo ofereceu outros dois médicos, mas estrangeiros, o que seria a razão para uma recusa da prefeitura. A petista classificou o fato como “absurdo. Isso prejudica a população do Piauí”.

A prefeitura da capital é administrada por Firmino Filho (PSDB), do mesmo partido de Aécio Neves, adversário da presidente no 2º turno das eleições.

Publicidade

Em coletiva de imprensa após a plenária, Dilma voltou a dizer que o Nordeste é a região que mais cresce em seu governo e deu a ela uma votação consagradora, e que o Piauí crescerá mais com a volta da administração do PT. “O Piauí era um e hoje vai se tornar outro com Wellington Dias no governo”.

Na entrevista coletiva Dilma Rousseff destacou a votação que teve no nordeste e também falou sobre como vai tentar conseguir mais votos na região sudeste onde teve menos votos que o PSDB a Presidência da República, Aécio Neves e também falou do apoio que Marina manifestou ao candidato do PSDB.

Dilma Rousseff disse que nos últimos 12 anos o nordeste teve muitos avanços e melhorias na economia e na área social porque os governo do ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva e o dela investiram muito no nordeste e no Piauí.

“Eu quero manifestar o imenso a prazer e a felicidade de está no Piauí. O Piauí foi a minha maior votação dessa eleições do primeiro turno. E também vim fazer uma homenagem ao nordeste, porque nós temos a 12 anos trabalhado não só para reduzir as desigualdades sociais, mas também as desigualdades regionais. Nós conseguimos isso. Todos os critérios sociais e econômicos nós sabemos que houve uma mudança no nordeste. Essa mudança no nordeste, no Piauí, essas mudanças nos outros 8 estados que eu visitarei. Isso significa que houve ampliação do emprego, sobre qualquer critério aqui nós tivemos a maior oferta de empregos se nós olharmos de forma agregada. Por quê? Porque algumas coisas aconteceram. Primeiro o aumento no mercado de consumo, as pessoas passaram a consumir geladeira, televisão.

Fonte: Meio Norte\ Cidade Verde

Publicidade

Fotos: Raoni Barbosa e Yala Sena/Cidade Verde

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile