Connect with us

POLÍTICA

Está provado que o problema não é o ICMS, diz W. Dias sobre preço do combustível

Publicado

em

O governador Wellington Dias (PT) disse em entrevista na noite teste sábado (13), que o problema no constante aumento no preço dos combustíveis não está relacionado com o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). As declarações foram dadas durante inauguração do Centro de Convenções em Teresina. 

“Está provado que o problema não é no ICMS. Nós congelamos o ICMS dede o mês de novembro do ano passado e os preços seguiram subindo, só agora de Janeiro para Março foram 33% de aumento. Queremos contribuir para barrar. Estamos dispostos e até pactuamos com o congresso, o que queremos é dar solução para o problema do preço dos combustíveis, mas não criar um problema em relação ao ICMS”, esclareceu. 

Está provado que o problema não é o ICMS, diz W. Dias sobre preço do combustível

De acordo com o chefe do executivo estadual, uma nova reunião entre os governadores está marcada para a próxima semana para discutir a problemática da escalada de preços dos combustíveis, que tende a se acentuar com a elevação do preço internacional do barril do petróleo em razão da guerra entre a Russia e Ucrânia. A Rússia é um dos principais exportadores de petróleo no mundo.

“Nós teremos uma agenda técnica próxima semana, nós somos favoráveis a proposta de uma solução para o preço dos combustíveis. O que se chama hoje de auxílio combustível, e fundo de estabilização do preço dos combustíveis, sempre foi a nossa proposta”, pontuou o governador.

Wellington defende a criação de uma política de incentivo de estímulos para o refino do petróleo no país. 

“Nós achamos que tem que ir além, há a necessidade do Brasil criar uma política de incentivo, de estímulo e investimento direto para o refino do petróleo dentro do Brasil. O país produz mais petróleo do que a gente consome, o refino que está baixo. Lá atrás no governo do presidente Lula nós tínhamos várias refinarias programadas e em construção, e a gente deu passos para trás. É preciso retomar essa política de refinar para produzir gás e combustíveis tirando a dependência do brasil de importação com o preço internacional”, disse.

Publicidade

Fonte: Portal R10

Facebook

MAIS ACESSADAS