Connect with us

POLÍTICA

Fábio Abreu confirma volta à Secretaria de Segurança Pública do PI: “Só falta a data”

Publicado

em

O deputado federal Fábio Abreu (PR) confirmou na tarde desta terça-feira (26/02) à reportagem do OitoMeiaque seguirá para a Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI). O assunto rende especulações na imprensa desde 2018, quando o parlamentar foi reeleito como o segundo mais votado do estado. Abreu deverá ocupar a cadeira deixada pelo coronel Rubens Pereira e que antes havia sido ocupada por ele mesmo.

Segundo o parlamentar, o acordo já foi firmado com o governador Wellington Dias (PT) e quando questionado sobre o que estaria faltando para que a decisão fosse oficializada, ele foi assertivo: “Datas”, informou .

Isso porque de acordo com o governador um número muito reduzido de parlamentares da Câmara Federal e da Alepi deverão ocupar um cargo no Executivo piauiense. A prioridade do governo é reduzir gastos e para isso está focado em aprovar  a Reforma Administrativa, que já tramita na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), com o intuito de enxugar a máquina pública em pelo menos R$400 milhões.

Na contramão de tudo isso, está o deputado estadual B. Sá (Progressistas) que conseguiu uma cadeira na Alepi depois de negociações envolvendo o prefeito Firmino Filho (PSDB) e o senador Ciro Nogueira (Progressistas). B.Sá foi empossado na última terça-feira (26/02) e ocupa a cadeira deixada pelo também progressista Júlio Arcoverde que seguirá para Secretaria de Esportes e Lazer (Semel) em Teresina.

O presidente regional do PR, Fábio Xavier, já havia endossado as especulações na tarde de terça-feira (26/02) em entrevista à TV Cidade Verde, quando afirmou que a decisão do governador já estava tomada e a vaga de Abreu na SSP-PI garantida.

Publicidade

Fábio Abreu é capitão da Polícia Militar, local onde ingressou no Piauí em 1993. Possui especialização em Segurança Pública pela Universidade Estadual do Piauí (Uespi) e já comandou a SSP-PI  no terceiro mandato do governo Wellington Dias.

EFEITO DOMINÓ
A saída ainda sem data marcada de Fábio Abreu do mandato na Câmara Federal moverá muitas peças no jogo político piauiense. Merlong Solano (PT), atual Secretário de Governo e considerado um homem de confiança de Wellington Dias, é o suplente de Abreu. Solano deve assumir e retornar para uma possível Secretária de Administração. Se isso acontecer, o terceiro suplente é o veterano Paes Landim (PTB), que deve assumir a cadeira na Câmara.

 

 

 

Publicidade

Fonte: Oito Meia


ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS