Connect with us

POLÍTICA

Governador autoriza licitação do projeto Piauí Conectado nesta terça-feira (1º)

Publicado

em

O governador Wellington Dias assina, nesta terça-feria (1º/08), a autorização para publicação do edital de licitação do projeto Piauí Conectado. O edital tem por finalidade a contratação de Parceria Público-Privada para construção, operação e manutenção da infraestrutura de transporte de dados do Estado.

Por meio do projeto, será construido um cinturão de fibra ótica que passará de Norte a Sul do Piauí, interligando as unidades administrativas do Estado, melhorando significativamente a qualidade da internet usada nesses pontos.

A rede de fibra ótica também poderá ser explorada pela iniciativa privada que tenha interesse em prover internet em qualquer município piauiense. O Piauí Conectado passará por 96 cidades e os municípios restantes serão contemplados com tecnologia complementar como rádio e satélite.

Realizado em parceria entre a Agência de Tecnologia da Informação do Piauí (ATI), a Superintendência de Parcerias e Concessões (Suparc) e Secretaria de Estado da Administração e Previdência (Seadprev), a obra receberá investimentos na ordem de R$ 302 milhões.

Por meio do Piauí Conectado, será possível ofertar e melhorar a qualidade de diversos serviços destinados aos piauienses. É o caso do Ensino a Distância; do monitoramento dos espaços públicos com câmeras inteligentes conectadas à rede de fibra ótica do Estado; a telemedicina, permitindo que exames realizados no interior sejam enviados a uma Central de Laudos em tempo hábil para que o resultado seja devolvido ao hospital de onde o exame saiu em curto espaço de tempo; e ainda disponibilização de pontos de internet livre em diversos espaços públicos do estado como praças, bibliotecas e parques.

Publicidade

Fonte: Oito Meia

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS