Connect with us

POLÍTICA

Governador Zé Filho diz que situação do Estado é melhor do que a que recebeu

Publicado

em

O governador Zé  Filho  disse hoje em entrevista coletiva que o Estado está funcionando normalmente e que as denúncias de caos administrativo-financeiro  são terrorismo do governador  eleito Wellington Dias e sua equipe de transição. Zé  Filho pôs-se na defensiva e vitimizou-se, dizendo que lhe estão chutando como cachorro morto por ter perdido a eleição.

Ao ser questionado sobre  atrasos em  pagamentos de servidores terceirizados, fornecedores, empreiteiras e verbas de custeio, o governador se defendeu alegando que o Tribunal de Contas do Estado( TCE) proibiu o governo de fazer despesas e  que o Banco do Brasil reteve os  recursos de empréstimos.

Zé  Filho informou que são R$ 22 milhões retidos pelo banco, enquanto mais de 700 obras estão paradas atualmente, entre as quais reformas de escolas, hospitais e construção de presídios.  Quando veio a público a situação de atrasos de pagamento de obras, a equipe do governo disse que o governador eleito Wellington Dias era o culpado porque teria manobrado  para que o Banco do Brasil bloqueasse a conta do governo do Estado. A equipe de transição respondeu que era tudo uma falácia para  encobrir a verdade de que o governo Zé Fiho estava impedido de receber recursos por não ter prestado contas e estar inadimplente.

A culpa do TCE recaiu sobre a falta de pagamento de servidores, segundo a justificativa do governador quando confrontado com as reclamações e denúncias de atrasos e não cumprimento de acordos sobre reajustes de várias categorias do funcionalismo. ”  Tivemos que fazer contingências por determinação do Tribunal de Contas ‘, justificou-se Zé Filho, depois  de afirmar que está pagando os salários religiosamente em dia, a despeito das manifestações e paralisações de servidores  de vários órgãos por suspensão de pagamento de benefícios.

Ainda sobre os salários o governador garantiu que o Estado vai pagar os meses de dezembro, 13º e ainda as parcelas do rejuste que as categorias de servidores estavam reivindicando semana passada, desde que o TCE retire a imposição de  evitar o aumento na folha de pagamento  do Estado. ” Quero dar aumento para todas as categorias agora em dezembro, mas precisamos da anuência do Tribunal de Contas. Porque nós vamos sair e o governo vai continuar e eu tenho a preocupação em ficar inelegível se o ribunal de Contas não apoiar, eu tenho que pensar nisso’, disse.

Publicidade

” A responsabilidade não é minha é que as receitas caíram, não tem segredo” declarou o governador, citando ainda uma queda de R$ 100 milhões no Fundo de Participão do Estado como justificativa.

Sobre a declaração de Wellington Dias que acusou a sua  gestão de irresponsabilidade fiscal, Zé Filho  continuou a afirmou que não tem culpa, que essa situação ” vem lá de trás” e que vai entregar o Estado numa situação melhor do que encontrou. Segundo ele, seu governo diminui o número de servidores em mais de 10 mil para desonerar a folha de pagamento. ” O governo não aumentou em  nenhum contracheque  a folha de pagamento.  Quando recebi o governo em abril era 100.400 contracheques e  vou entregar com 99 mil e mais alguns que ainda vão ser demitido”, argumentou.

O governador deu nota 9 para seu governo, citando obras do IAPEP, Albertão e HGV como “ações muito positivas”  e acusou Wellington Dias de estar trabalhando contra sua administração. ” Convidamos o governador eleito a vir para cá dialogar , como senador ele devia estar ajudando o Estado do Piauí”, disse Zé  Filho. Na entrevista ele disse que não sabe ainda se vai passar a faixa para Wellington Dias na cerimônia de posse, por conta das rusgas na campanha e no pós eleitoral.

 

Fonet: Capital Teresina

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS