POLÍTICA

Governadores criam agência para desenvolver Rota das Emoções

Publicado

em

Os amantes do ecoturismo e do turismo de aventura têm mais uma razão para visitar as belas praias do Nordeste. O governador Wellington Dias, os governadores do Maranhão, Flávio Dino, e do Ceará, Camilo Santana, e o secretário executivo do Ministério do Turismo, Alberto Alves, assinaram, nesta terça-feira (26), em São Luís, um contrato de rateio para a reativação da Agência de Desenvolvimento Regional Sustentável (ADRS). Criada para desenvolver o turismo da Rota das Emoções, a agência é um consórcio público que compõe destinos para os três estados partícipes do contrato.

A atuação da ADRS tem como objetivo a promoção e o apoio à comercialização de produtos turísticos, a qualificação da mão de obra do setor, o fortalecimento da economia e a geração de emprego e renda nos municípios integrantes.

O contrato marca o início das ações para a retomada do desenvolvimento do roteiro que abrange paraísos naturais, que passam por 14 cidades da Rota das Emoções. No Piauí, a rota envolve os municípios de Ilha Grande, Parnaíba, Luís Correia e Cajueiro da Praia. No Maranhão, a rota integra os municípios de Barreirinhas, Paulino Neves, Araioses, Tutóia e Santo Amaro. No Ceará, a rota passa pelos municípios de Barroquinha, Camocim, Chaval, Cruz e Jijoca de Jericoacoara.

Solenidade de assinatura do contrato de rateio para reativação da Agência de Desenvolvimento Regional Sustentável – Rota das Emoções.( Foto: Paulo Barros)

A assinatura do contrato é fruto de discussões iniciadas ano passado, durante o Salão da Rota das Emoções, em Jericoacoara, no Ceará. O protocolo de intenções do Consórcio Interestadual foi assinado em junho de 2015 pelos governadores Wellington Dias, Flávio Dino e Camilo Santana com objetivo de priorizar atividades para os setores do turismo e da cultura, realizar políticas de desenvolvimento, promoção e retomada das ações que viabilizam o desenvolvimento sustentável das regiões do Delta do Parnaíba e litoral piauiense, Lençóis Maranhenses e litoral Norte do Ceará.

A Rota foi consolidada em 2005 e o roteiro foi reconhecido, em 2009,  pelo Ministério do Turismo como um dos melhores do Brasil. Segundo o governador Wellington Dias, a volta do roteiro turístico da Rota das Emoções representa uma oportunidade de realizar investimentos conjuntos e tornar cada vez mais forte o turismo na região. “A perspectiva é também de buscar recursos para fazer investimentos. Para isso, vamos contar com a iniciativa privada”, destaca Dias.

Publicidade

Veja galeria de fotos

Durante a solenidade de assinatura do contrato, os secretários do Turismo do Piauí, Maranhão e Ceará apresentaram as potencialidades turísticas e definiram as medidas que serão implantadas por cada estado para fomentar a infraestrutura adequada para que o trading turístico possa receber turistas do mundo inteiro.

 

Wellington destacou a necessidade de se retomar o Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur) e de os estados criarem grupos de trabalho em comum para atuação em áreas específicas como saúde, infraestrutura de transportes, qualificação técnica e capacitação profissional. “Temos que estimular a educação e a formação. Seja ela técnica, profissionalizante ou qualificadora. É necessário ensinar línguas estrangeiras nas escolas, para garantir que a população esteja preparada para receber os turistas”, pontuou o governador do Piauí.

Flávio Dino, governador do Maranhão, informou que a Agência já conta com um recurso inicial de R$ 1, 5 milhão a ser repartido igualmente entre os três estados. “O recurso é para alavancar o turismo e para a realização de eventos”, declarou Dino. O gestor maranhense afirmou que já está previsto um evento em Berlim, na Alemanha, para apresentar aos investidores alemães as potencialidades da região.

Publicidade

Solenidade de assinatura do contrato de rateio para reativação da Agência de Desenvolvimento Regional Sustentável – Rota das Emoções.( Foto: Paulo Barros)

O secretário do Turismo do Piauí, Flávio Nogueira Junior, destacou as belezas do litoral piauiense e do Delta do Parnaíba. “Temos um litoral pequeno, mas que se destaca por ser o mais bonito dos três estados. Estamos planejando medidas para desenvolver uma infraestrutura que contemple Piauí, Ceará e Maranhão”, explicou o gestor, acrescentando que a parceria com o Sebrae é fundamental, visto que o órgão vai orientar Estado e empreendedores a focarem no turismo sustentável.

 

Governo do Piauí

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile