Connect with us

POLÍTICA

Governadores discutem com representantes da Casa Branca e França sobre o clima

Publicado

em

O Fórum dos Governadores terá uma reunião com o representante da Casa Branca, John Kerry, nesta sexta-feira (30) para tratar sobre ações de combate ao desmatamento, incêndios, emissão de gases e proteção ambiental. Hoje, ao meio dia, os governadores do Nordeste se encontram em Recife (PE), de forma presencial, com a embaixada francesa também para tratar sobre o clima.

A agenda com os EUA ocorreria hoje, mas foi mudada para amanhã. Participam do encontro, que será virtual, os governadores: Wellington Dias (PT), Renato Casagrande (PSB-ES), João Doria (PSDB-SP), Eduardo Leite (PSDB-RS), Reinaldo Azambuja (PSDB-MS) e Flávio Dino (PSB-MA).

A agenda se dá em resposta a manifestação dos governadores brasileiros através de carta enviada ao presidente Joe Biden em 14 de abril deste ano.

Os 21 governadores assinam “coalização de Governadores pelo Clima” se dispondo a desenvolver parceiras com os estados unidos da américa com o objetivo de “impulsionar o equilíbrio climático, a redução de desigualdades, a regeneração ambiental, o desenvolvimento de cadeias econômicas verdes e o estímulo à adoção de tecnologias para reduzir as emissões de atividades econômicas tradicionais nas Américas”.

John Kerry, indicado pelo presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, exerce o cargo de enviado especial do Meio Ambiente.  Também ocupa cadeira no Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, marcando assim, a primeira vez de uma autoridade neste órgão dedicada às questões de Meio Ambiente.

Publicidade

“O presidente Joe Biden coloca à disposição para coordenar com outros 30 países essa pauta preocupada com as mudanças climáticas e o Nordeste brasileiro se soma às outras cinco regiões do Brasil e agora inovando com a criação de um instrumento que é um consórcio com as 27 unidades da federação e uma pauta comum na linha dos ativos verdes casado com sustentabilidade, gerar emprego para as comunidades que vivem nestas áreas de reservas no Brasil, e ainda a parte do saneamento resíduos sólidos. O objetivo é ter um projeto que de um lado olhe a responsabilidade que temos com a Amazônia, mas também com os outros biomas”, disse o governador Wellington Dias.

Reunião com a França

A reunião/almoço ocorrerá hoje, às 12h, de forma presencial, no Palácio do Campo das Princesas em Recife – Pernambuco. Participarão os governadores do Nordeste, embaixadora da França no Brasil e AFD, além de representantes estaduais das Secretarias vinculadas aos temas de parcerias e técnicos do Consorcio Nordeste.

Flash Yala Sena
[email protected]

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS