Connect with us

POLÍTICA

Governo aprova projeto de Teresa Britto e torna Orquestra Sinfônica de Teresina Patrimônio Cultural do Piauí

Publicado

em

A Orquestra Sinfônica de Teresina foi oficializada Patrimônio Histórico Cultural Imaterial do Piauí através da Lei nº 7815/2022. O projeto de autoria da deputada estadual Teresa Britto (PV) foi aprovado e sancionado pela governadora Regina Sousa (PT).

De acordo com a deputada, o Ministério do Turismo considera os bens culturais de natureza imaterial aqueles que dizem respeito às práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes, ofícios e modos de fazer; celebrações; formas de expressão cênicas, plásticas, musicais ou lúdicas; e nos lugares (como mercados, feiras e santuários), que abrigam práticas culturais coletivas.

Criada em 1993, ainda chamada de Orquestra de Câmara, a entidade teve como primeiro diretor didático-pedagógico o maestro Emmanuel Coelho Maciel. Oito anos depois o maestro Aurélio Melo assumiu a coordenação e até hoje ainda é o seu principal dirigente. 

“Esses jovens se dispuseram ao aprendizado da arte de tocar instrumentos de cordas friccionadas, como o violino, a viola, o violoncelo e o contrabaixo. Posteriormente foram acrescentados instrumentos de sopro e percussão. Estava lançada a semente que cresceu e passou a produzir muitos e valiosos frutos. Desde lá muitos convites foram atendidos para participar de eventos e solenidades culturais, sempre alcançando repercussão nos meios artísticos e político-cultural”, destacou Teresa.

A orquestra começou preparando 25 jovens bolsistas de comunidades de Teresina, dos quais 16 nunca haviam estudado música. 

Publicidade

CONTEÚDO RELACIONADO

Orquestra Sinfônica de Teresina pode se tornar Patrimônio Cultural do Piauí


Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS