Connect with us

POLÍTICA

Governo do Piauí inicia processo de transição administrativa

Publicado

em

O atual Secretário de Governo do Estado do Piauí, Antonio Neto, em entrevista à TV Clube nesta quarta-feira (5), deu detalhes sobre o processo de transição administrativa após a vitória de Rafael Fonteles (PT) no primeiro turno das eleições 2022. Ele, conforme informou a governadora Regina Sousa (PT), vai coordenar a equipe.

A equipe deve conduzir reuniões junto a um grupo de pessoas nomeadas por Fonteles, que será empossado em cerimônia no dia 1º de janeiro de 2023. Os nomes que irão integrar a comissão de Rafael ainda não foram divulgados.

Entre os nomes do atual governo, estão o Secretário de Fazenda, Antônio Luiz Soares Santos; a Secretária de Administração e Previdência, Ariane Benigno; a Secretária do Planejamento, Rejane Tavares; e o procurador-geral de Justiça do Piauí, Cleandro Moura.

“A transição serve para fazer um diagnóstico da situação atual, das principais informações do Governo, e repassar para a futura equipe, para o governador que vai assumir. Desta forma, ele está com o diagnóstico na mesa para tomar as primeiras medidas e decisões em relação a continuidade ou ao estabelecimento do seu próprio governo”, comentou Antônio Neto.

Governo do Piauí inicia processo de transição administrativa: 'vamos fazer um diagnóstico da situação atual', diz secretário — Foto: Reprodução/TV Clube
Governo do Piauí inicia processo de transição administrativa: ‘vamos fazer um diagnóstico da situação atual’, diz secretário — Foto: Reprodução/TV Clube

“Esses cinco nomes compõem a equipe do governo atual e vamos aguardar os nomes pelo futuro governador Rafael Fonteles. Feito isso, será feito um decreto, nomeando, designando essas pessoas para compor a equipe de transição. E vamos trabalhar pra preparar todas as informações até a posse do governador”, completou o Secretário de Governo do Estado do Piauí.

Segundo a governadora Regina Sousa (PT), o processo de transição será rápido. “Se fosse um governador de oposição, precisaria de mais tempo, mas ele [Rafael] não, ele conhece toda a estrutura do Estado e, certamente, já pensou o que pretende mudar”, afirmou a atual gestora.

Publicidade

Prioridades para gestão em 2023

Em entrevista à Rede Clube na segunda-feira (3), o governador eleito do Piauí, Rafael Fonteles (PT), falou sobre as quatro prioridades para seu governo, que terá início em janeiro de 2023. São elas: geração de emprego e renda, educação de tempo integral, descentralização da saúde e reforço da segurança pública.

No mesmo dia, Rafael Fonteles ainda anunciou o primeiro secretário de sua gestão. O auditor Antônio Luiz Soares Santos, que o substituiu na Secretaria de Fazenda do Estado após ele deixar o cargo de secretário para concorrer ao governo do estado, deverá permanecer no cargo.

O anúncio foi feito nas redes sociais. “Agradeço ao renomado auditor Antônio Luiz Soares Santos por ter aceitado o convite para ser Secretário de Fazenda do Estado do Piauí a partir de 2023”, postou Rafael Fonteles.

Quem é Rafael Fonteles?

Governador eleito do Piauí, Rafael Fonteles (PT) — Foto: Carliene Carpaso
Governador eleito do Piauí, Rafael Fonteles (PT) — Foto: Carliene Carpaso

O candidato Rafael Fonteles tem 37 anos e é bacharel em matemática pela Universidade Federal do Piauí (UFPI). Iniciou a carreira como professor e tornou-se mestre em Economia Matemática pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), localizado no estado do Rio de Janeiro.

Ele chegou a ser premiado em Olimpíadas Internacionais de Química (2002), Física (2002) e Matemática (2004) nos países da Holanda, Indonésia e Macedônia.

Publicidade

Entre janeiro de 2015 e março de 2022, Rafael foi secretário estadual da Fazenda do Piauí e coordenador do PRO Piauí, programa de investimentos do governo estadual, que originou, por exemplo, o Programa Alfabetização de Jovens e Adultos (AJA).

Em abril de 2019, o candidato assumiu a presidência do Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal (Comsefaz). Em 2021, foi reeleito e permaneceu até março deste ano.

Atualmente, Rafael também atua como consultor de investimentos. É casado com a médica Isabel Araújo e possui três filhos.

Fonte: G1 Piauí

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS