Connect with us

POLÍTICA

Governo entregará ao Congresso nesta terça defesa sobre ‘pedaladas’

Publicado

em

A Advocacia-Geral da União (AGU) informou que o governo federal entregará nesta terça-feira (3) ao presidente do Congresso Nacional, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), a defesa sobre as chamadas “pedaladas fiscais” que foram praticadas pelo Executivo federal em 2014.No último dia 21, Renan havia concedido 45 dias para o governo apresentar a defesa ao Congresso.

As “pedaladas” consistiram no atraso dos repasses para bancos públicos do dinheiro de benefícios sociais e previdenciários. Essa prática fez com que instituições como Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil usassem recursos próprios para honrar esses compromissos, numa espécie de “empréstimo” ao governo.

Em razão dessa prática, o Tribunal de Contas da União (TCU) aprovou, em 7 de outubro, por unanimidade, relatório do ministro Augusto Nardes no qual ele propôs ao Congresso Nacional a rejeição das contas do governo referentes a 2014. Nardes avaliou que as pedaladas evidenciaram a “desgovernança” do equilíbrio fiscal.

Um dia depois, ao participar de uma cerimônia em Brasília, o ministro-chefe da Casa Civil, Jaques Wagner, previu que haveria uma “batalha” no Congresso em torno do assunto.

Se as contas também forem rejeitadas no Legislativo, a presidente Dilma poderá ser alvo de um processo de impeachment, caso fique configurado que ela cometeu crime de responsabilidade. Em outros cenários, o Congresso pode aprovar ou aprovar com ressalvas as contas de 2014.

Publicidade

Antes de as contas serem analisadas pelos plenários da Câmara e do Senado, porém, a Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso, composta por deputados e senadores, precisa votar a prestação apresentada pelo governo e a defesa apresentada pelo Executivo.

Desde que o TCU recomendou ao Congresso a rejeição das contas do governo de 2014, setores da oposição, que já defendiam o impeachment de Dilma, passaram utilizar o parecer do tribunal como um dos pontos de argumentação.

Na avaliação do governo, porém, mesmo com a decisão do TCU, não há fundamento jurídico que sirva de base para um eventual impeachment. Cabe ao presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), decidir se aceita ou rejeita os pedidos levados ao Legislativo.

Crítico ao termo “pedaladas fiscais” Jaques Wagner tem dito em entrevistas à imprensa que o “esforço grande do governo para manter os programas sociais” foi rejeitado pelo TCU de forma técnica, e que a análise política cabe ao Congresso.

Coordenação política

Publicidade

Pela manhã, a presidente Dilma comandou no Palácio do Planalto reunião da coordenação política do governo. O grupo se reúne uma vez por semana para avaliar o cenário político e definir as estratégias que o governo adotará nos próximos dias.

De acordo com a Secretaria de Imprensa, participaram do encontro, além de Dilma, 11 ministros de 7 partidos, entre eles José Eduardo Cardozo (Justiça), Ricardo Berzoini (Secretaria de Governo) e Eduardo Braga (Minas e Energia), e os líderes do governo no Congresso Nacional, senador José Pimentel (PT-CE), na Câmara, deputado José Guimarães (PT-CE), e no Senado, Delcídio do Amaral (PT-MS). A pauta do encontro não foi divulgada pela assessoria da Presidência.

 

Fonte: G1

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS