Connect with us

POLÍTICA

Internado desde segunda-feira, Bolsonaro tem alta hospitalar

Publicado

em

Internado desde a madrugada de segunda-feira (3/1), o presidente Jair Bolsonaro (PL) anunciou, por meio de uma postagem no Twitter, na manhã desta quarta-feira (5/1), que recebeu alta do hospital Vila Nova Star, em São Paulo, nesta quarta (4/1). Após o anúncio, o mandatário iniciou uma coletiva por volta das 10h na unidade hospitalar ao lado dos médicos que o atenderam.

Médicos descartam cirurgia em Bolsonaro “Alta agora. Obrigado a todos. Tudo posso naquele que me fortalece”, tuitou.

Na terça-feira (4/1), o hospital informou que o presidente já havia retirado a sonda nasogástrica após ter evoluído com boa aceitação da dieta líquida ofertada durante o dia.

Por meio de nota, a instituição divulgou ainda que o quadro de suboclusão intestinal do presidente se desfez, e reiterou que não há necessidade de submeter Bolsonaro à cirurgia.

Bolsonaro foi assistido pela equipe composta pelo cirurgião Antônio Macedo, que o operou após a facada que o político levou durante campanha eleitoral de 2018 em Juiz de Fora (MG). Macedo chegou ao hospital na manhã de terça. Ele veio em um voo fretado das Bahamas, onde passava suas férias.

Publicidade

A alta era esperada por ministros e auxiliares do presidente para esta quarta, conforme adiantou a coluna de Igor Gadelha, do Metrópoles.

Bolsonaro caminha no hospital Vila Nova Star
Bolsonaro caminha no hospital Vila Nova Star Reprodução/Redes sociais

Internação após Réveillon em SC

Na madrugada de segunda-feira (3/1), o presidente interrompeu suas férias no litoral catarinense e deu entrada no hospital na capital paulista, em que já ficou internado em outras ocasiões.

Bolsonaro ficou em um andar isolado para ele no Vila Nova Star, hospital privado no bairro da Vila Nova Conceição.

Ele interrompeu suas férias no Forte Marechal Luz, em São Francisco do Sul (SC), após sentir desconforto abdominal, e pegou um voo fretado com destino a Congonhas, onde desembarcou por volta da 1h30.

Em postagem nas redes sociais na manhã de segunda, o presidente divulgou uma foto com a sonda nasogástrica e informou que começou a passar mal após o almoço de domingo (2/1).

Rafaela Felicciano/Metrópoles

Após ser esfaqueado na barriga por Adélio Bispo, durante encontro com apoiadores em setembro de 2018, Bolsonaro já precisou passar por seis cirurgias – quatro relacionadas ao ataque – em menos de quatro anos.

Na imagem colorida, uma multidão segura um homem com blusa amarela. O homem faz uma cara de dor e um circulo vermelho mostra uma mão atingindo a barriga do homem
Reprodução

A primeira ocorreu em 6 de setembro, mesmo dia em que sofreu o atentado. Ele foi levado ao hospital às pressas para tratar lesões que a facada causou no intestino. Na ocasião, precisou colocar uma bolsa de colostomia.

Na imagem colorida, um homem está deitado em uma maca de hospital. Ele está sem blusa e há aparelhos ligados a ele. Pessoas com roupas verdes estão ao redor com as mãos sobre a barriga do homem
Reprodução

Dois dias após a primeira cirurgia, Bolsonaro foi transferido para outro hospital e, em 12 de setembro de 2018, foi submetido a um segundo procedimento para desobstruir as paredes do intestino delgado.

Na imagem colorida, um homem está posicionado no centro. Ele usa roupa de hospital na cor azul e olha seriamente para a camera
Reprodução/Twitter

Em 28 de janeiro de 2019, logo após tomar posso como presidente da República, Bolsonaro precisou realizar uma terceira cirurgia para retirar a bolsa de colostomia e reconstruir o trânsito intestinal.

Na imagem colorida, um homem está deitado em uma maca de hospital. Ele está sem blusa e há aparelhos ligados a ele
Reprodução/Instagram

No dia 8 de setembro de 2019, o presidente passou por outro procedimento para corrigir uma hérnia incisional no abdômen. O problema foi causado pelos diversos procedimentos decorrentes da facada.

Na imagem colorida, um homem está posicionado à direita. Ele usa terno e gravada escuros, camiseta branca e olha seriamente para a camera
Rafaela Felicciano/ Metrópoles

Em setembro de 2020, Bolsonaro realizou uma cistolitotripsia endoscópica para retirar um cálculo renal. Diferentemente dos outros procedimentos, esse foi menos invasivo.

Na imagem colorida, um homem está posicionado do lado direito da imagem. Ele usa camisa escura e olha seriamente para a direita
 Fábio Vieira/Metrópoles

No dia 3 de julho de 2021, o presidente foi submetido a mais uma cirurgia. Dessa vez, o procedimento foi para realizar um implante dentário. Dias depois, o presidente reclamou de estar com soluços constantes e chegou a ser internado, mas não precisou de nenhuma intervenção cirúrgica.

O presidente já passou por seis cirurgias após ser esfaqueado na campanha eleitoral. Em julho do ano passado, foi internado no mesmo hospital e também recebeu o diagnóstico de obstrução intestinal. A realização de cirurgia chegou a ser cogitada, mas, por fim, houve apenas a prescrição de dieta.

Publicidade

Fonte: Metrópoles | Foto: Reprodução/Twitter

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS