Connect with us

POLÍTICA

Iracema Portella lidera ranking dos políticos com mais curtidas no facebook; veja lista

Publicado

em

Em um país onde mais de 92 milhões de pessoas estão conectadas no Facebook, estar na rede social é uma estratégia extremamente necessária para quem quer conquistar um bom público. No Piauí, a ferramenta informa que mais de 900 mil perfis estão ativos, sendo que mais da metade, 460 mil, são de Teresina.

Com tanta gente assim conectada, os políticos não iriam ficar de fora deste cenário. Eles criam perfis e fan pages não só para testar a popularidade na internet, mas para fazer da plataforma mais uma oportunidade de disseminar suas propostas políticas, ainda mais em ano eleitoral.

A Central de Notícias e Dados (CND Brasil) fez um levantamento com os principais nomes do cenário político piauiense, e fez o Top 10 das páginas com o maior número de curtidores na rede social mais acessada do Brasil. Os números foram contabilizados até às 19h deste domingo (29/06) e mostram o termômetro da popularidade dos políticos no Facebook.

ZÉ NA FRENTE DE W.DIAS
Entre os nomes que estão na disputa para o governo do estado, quem sai na frente é Zé Filho (PMDB) que tem 5.643 fãs em sua fan page. Wellington Dias encosta com 4.939. Mas dentre as chapas majoritárias, é a candidata a vice do petista, Margarete Coelho quem tem mais seguidores. São 6.013 usuários que curtem sua página no Facebook.

Já para senador, a diferença é bem maior entre os principais concorrentes. Elmano Ferrer (PTB) tem mais de onze mil fãs (11.650 mais precisamente), contra 6.047 de Wilson Martins (PSB).

Publicidade

IRACEMA PORTELA NO TOPO
Mas os grandes campeões de audiência do Facebook são os nomes que disputam vagas na Câmara Federal e na Assembleia Legislativa. A ponta do Top 10 é da deputada federal Iracema Portella (PP), que disputa a reeleição. São 18.296 pessoas que clicaram no botão ‘Curtir’ na página da deputada que, além do Facebook, também tem presença constante em outras redes sociais, como o Twitter e o Instagram.

A segunda posição fica com Átila Lira (PSB), que tem 17.648 em sua fan page. Enquanto isso, em pouco mais de uma semana, o apresentador Silas Freire (PR), disparou em número de fãs. Em sua fan page, já são 16.794 seguidores. Na sequência, o lugar é do petista Assis Carvalho, com 13.340 fãs, seguido por Marllos Sampaio (PMDB) com 12.825.

NÚMEROS COM OS PRESIDENCIÁVEIS
E para não deixar de citar os presidenciáveis, é interessante a observação de que a popularidade na rede social dos três principais concorrentes nesta disputa é exatamente inversa ao que é mostrado nas recentes pesquisas. Se a ordem mostrada pelos institutos traz sempre Dilma, Aécio e Eduardo, no Facebook não é assim.

Eduardo Campos (PSB) lidera entre os presidenciáveis no ranking de fãs. Ele sozinho tem 969.403. Aécio Neves (PSDB) é o segundo da lista. Ele tem 865.412 ‘curtidores’. Já Dilma Rousseff, que sempre é citada no topo das pesquisas de intenção de votos, tem apenas 944.178 fãs.

Confira o ranking com os políticos piauienses que aderiram as fan pages no Facebook:

Publicidade

Ranking_Geral.jpg

Fonte: 180graus

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS