Connect with us

Jaicós

JAICÓS | Câmara aprova projetos denominando ruas e homenageia personalidades

Publicado

em

O plenário da Câmara Municipal de Jaicós aprovou, na sessão desta segunda-feira, 09, dois Projetos de Lei que denomina logradouros públicos do município, homenageando a seis personalidades.

Um dos Projetos é de autoria da ex-vereadora Maria da Penha de Morais Wanderley e tramitava na Casa desde setembro de 2011. Num só Projeto, ela denominou cinco ruas.

A rua Projetada 32, localizada ao lado do Estádio Municipal, até a estrada que dá acesso ao município de Campo Grande do Piauí, entre as quadras 25 e 27, foi denominada de João José de Sousa, conhecido em vida por João Cocó, um dos primeiros moradores dessa rua e imediações;

Olavo

Olavo – Foto: Reprodução

A travessa 13, localizada entre as quadras 11, 12, 18 e 19, no bairro Serranópolis, foi denominada de Olavo José da Silva, contador e ex-funcionário da Câmara Municipal de Jaicós;

Jaciomar

Jaciomar – Foto: Reprodução

A rua Projetada 57, localizada no bairro Nossa Senhora das Mercês, por trás da 3ª Companhia de Polícia Militar, entre as quadras 117 e 118, foi denominada de Jaciomar Almeida de Macedo, jovem jaicoense que teve sua vida interrompida por um trágico acidente, mas que deixou grandes exemplos para a juventude, de caráter, seriedade e compromisso;

Publicidade
nelson

Nelson – Foto: Reprodução

A rua Projetada 42, localizada no Bairro João Melé, entre as quadras 107,112,135 e 136, foi denominada de Nélson Farias da Silva, descendente de uma família ilustre e numerosa em Jaicós, que herdou a simpatia e o compromisso dos Farias em suas ações, tendo sua trajetória interrompida em um episódio lastimável;

A proposta da ex-vereadora Penha Wanderley em mudar o nome da Rua Desembargador João Mota para Gilberto Feitosa Coelho foi modificada. O plenário manteve a homenagem, no entanto, mudou a rua a ser denominada, a partir de uma proposta do vereador Flávio Silveira (PT), que argumentou a dificuldade para se alterar a denominação de uma rua.

O vereador propôs, então, que a Rua Projetada S/N, que passa ao lado direito da Creche Carolina Lélis de Aragão (Dona Calú) e que fica em frete a Arena Jaicós, começando da Avenida Avelino Lopes Feitosa até a aba do morro, cruzando a PI 229, que liga Jaicós a Campo Grande do Piauí.

Gilberto - Foto: Reprodução

Gilberto – Foto: Reprodução

Gilberto Coelho foi grande nome da política municipal e ícone do legislativo jaicoense, que contribuiu de forma marcante com o desenvolvimento do município através das propostas para importantes obras e projetos sociais, como a fundação da Escola de Música Jaime Lélis, que inseriu inúmeros jovens no mundo profissional.

Outro Projeto de denominação de logradouro, aprovado na sessão, foi apresentado pelo vereador Flávio José de Macedo Silveira (PT), denominado de Genésio Dias de Sousa o prédio do Matadouro Público Municipal de Jaicós, situado à Rua Deolino Solano Feitosa, no bairro Francílio Almeida, popularmente conhecido por Bairro Matadouro.

Publicidade

Segundo o autor do PL, seu Genésio, como era conhecido, foi açougueiro, magarefe e marchante; que exerceu durante a maior parte da sua vida o trabalho de magarefe (matador de animais), criando os filhos com muita dedicação, valorizando os princípios de um bom cidadão e da cultura de paz.

Veja fotos da sessão:

DSC_0212 DSC_0220 DSC_0221 DSC_0226 DSC_0227 DSC_0229 DSC_0239 DSC_0245 DSC_0246 DSC_0247 DSC_0248 DSC_0249 DSC_0251

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS