Connect with us

Jaicós

JAICÓS | Vereador Márcio Crisanto solicita melhorias para a área da Saúde. Veja!

Publicado

em

Seis Requerimentos solicitando melhorias para o município de Jaicós foram apresentados, discutidos e votados pelos vereadores presentes no plenário da Câmara Municipal em sessão ordinária realizada na manhã desta sexta-feira (9).

O vereador líder do prefeito na Câmara, Márcio Crisanto (PROS), foi autor de três, todas direcionadas ao Governo do Estado, onde o parlamentar, que é fisioterapeuta de carreira, solicita melhorias para a área da Saúde.

Num primeiro, o parlamentar solicita do Governo do Estado a implantação de uma central de regulação de pacientes no Hospital Florisa Silva, em Jaicós, como estratégia de gestão em Saúde Pública.

“Trata-se de um sistema que monitora a disponibilidade de vagas em atendimento especializado e de leitos, tornando mais ágil a marcação de consultas e exames e, ainda, a transferência de pacientes em estado grave de saúde e que precisam de cuidados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) ou de procedimentos complexos, como cirurgias cardíacas e neurológicas, para os hospitais regionais como o de Picos, Floriano e Teresina.”, explicou o autor.

Em outro Requerimento, Márcio Crisnato solicita novos equipamentos para o Centro de Fisioterapia do Hospital Florisa Silva. Segundo o autor, o Centro de Fisioterapia foi inaugurado há mais de 10 anos e os equipamentos ainda são os mesmos. “A aquisição de novos equipamentos são importantes para a reabilitação de pacientes com problemas cardiorrespiratórios, neurológicos, pós-cirúrgicos, pediátricos e ortopédicos, possibilitando um melhor tratamento gratuito sem sair da cidade”.

Publicidade

No terceiro e último Requerimento de sua autoria, o vereador reivindicou do governador Wellington Dias e do secretário estadual de Saúde, Florentino Neto, a regularização do repasse do custeio do Estado para o Hospital Florisa Silva.

Segundo explicou o parlamentar, a administração do Hospital Florisa Silva foi repassada ao município de Jaicós, porém, o Estado do Piauí entra com uma contrapartida de custeio, que há mais de um ano deixou de ser repassada ao município. “Com a falta desse recurso, o município fica impossibilitado de arcar com as custas como pagamento dos servidores, compra de medicamentos e outros serviços. Portanto, solicitamos com urgência o repasse da contrapartida para que a administração do Hospital Florisa Silva possa cumprir com as obrigações necessárias para ter um bom funcionamento e atender a demanda de nosso município.”, disse.

Ambos os Requerimentos foram colocados em votação e aprovados por unanimidade.

Veja fotos da sessão:

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS