Juiz de Brasília impede Rodrigo Maia de disputar reeleição
Publicado por: Odaliana Carvalho Veloso | Data: 21/01/17
Comments 0

Juiz de Brasília impede Rodrigo Maia de disputar reeleição

O juiz federal substituto Eduardo Ribeiro de Oliveira, da 15ª Vara Federal de Brasília, decidiu nesta sexta-feira (20) impedir o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), de concorrer à reeleição. A decisão liminar (provisória) ainda pode ser revertida com recurso junto ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1).

Eleito para um mandato-tampão em julho do ano passado, Maia ainda não confirmou que tentará disputar a eleição do dia 2 de fevereiro. No entanto, nas últimas semanas ele tem articulado informalmente apoio de partidos e deputados para tentar ficar mais dois anos no comando da Câmara.

O deputado do DEM assumiu a presidência da Câmara após a renúncia de Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Na disputa interna, ele derrotou, no segundo turno, o líder do PSD, Rogério Rosso (DF), que se lançou novamente na corrida pelo cargo.

Em seu despacho, Ribeiro de Oliveira atendeu a pedido do advogado Marcos Aldenir Ferreira Rivas. Na ação, o autor da ação diz que a Constituição não prevê a reeleição para a presidência da Câmara, mesmo na hipótese de um mandato-tampão como o de Maia.

“Sua candidatura ao mesmo cargo viola os imperativos constitucionais da moralidade, por privilegiá-lo entre os demais postulantes, e da impessoalidade, dado o suposto uso espúrio das prerrogativas legais do cargo de Presidente da Câmara em favor do interesse pessoal do réu em se reeleger”, diz a peça.

Fonte: G1

sobre o autor

POSTS RELACIONADOS

Picos

Deputado Pablo Santos diz que Nerinho usa ‘dois pesos e duas medidas’ para questionar indicações

Após as declarações do deputado Nerinho (PTB), que defendeu no último sábado a nomeação de um técnico para a direção do Hospital Regional Justino Luz, em Picos. O deputado Pablo

POLÍTICA 0 Comments

Governador parabeniza Teresina pelos 164 anos em vídeo

O governador Wellington Dias (PT) fez sua homenagem a Teresina pelo aniversário de 164 anos da cidade. Ele divulgou um vídeo onde fala sobre a capital piauiense e do povo

POLÍTICA 0 Comments

Regina manda recado para novos aliados: ‘não abandonem o governo em 2018’

A senadora Regina Sousa e presidente estadual do PT mandou um recado para os novos aliados que estão bem próximos de participar do governo. Nesta lista estão PCdoB, PTC e