Connect with us

POLÍTICA

Kleber Eulálio faz inscrição para o TCE e disputa já conta com 21 inscritos; lista

Publicado

em

Até o início da tarde desta terça-feira (14/04), a secretaria da Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Estado do Piauí (Alepi) havia recebido 21 inscritos para a vaga de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Kleber Eulálio (PMDB), prefeito de Picos, requereu hoje sua inscrição.

Se depender do número de inscritos, a disputa para ocupar a cadeira deixada pelo conselheiro Anfrísio Lobão Neto deve ser acirrada. Os interessados têm até esta quarta-feira (15/04) para solicitarem as inscrições.

O ex-deputado estadual Kleber Eulálio (PMDB) disse estar confiante para a disputa. “É um direito que tenho de poder ser conselheiro. Já conversei com todos os deputados e com o governador. Estou confiante”, afirmou.

Outro candidato, o ex-deputado Mauro Tapety, também do PMDB, alegou que a disputa não pertence ao partido. O peemedebista teve a sua inscrição posta em xeque por parlamentares governistas, por não possuir diploma de curso superior.

“É um direito de todo piauiense concorrer. Não existe disputa na Casa. Me enquadro nos conhecimentos administrativos, requeridos no edital. Com 16 anos como deputado, não existe currículo maior do que esse”, destacou.

Publicidade
Dep. Severo Eulálio (PMDB) | Foto: Beto Marques / O Olho

FILHO DEFENDE VOTO AO PAI

Deputados da Alepi, chegaram a questionar o voto de Severo Eulálio, deputado filho de Kleber, que está em seu primeiro mandato na Casa. “Não vejo nenhuma questão antiética. Quem está na assembleia é o Severo, deputado eleito pelo povo do Piauí”, explicou o parlamentar iniciante.

Severo afirmou ainda que Kleber conta com o apoio do presidente da Assembleia, deputado Themístocles Filho (PMDB). “O trabalho de candidato é pedir voto e assim estamos fazendo”, disse.

CANDIDATOS JÁ INSCRITOS

Raimundo Gonçalves – bacharel em Direito

Emídio Castelo Branco – contador

Publicidade

Francisco Costa, o Baretta – delegado de Polícia Civil

Irineu Bezerra – advogado criminalista

Edvaldo Francisco de Lima – professor

José Francisco do Nascimento – técnico em contabilidade

Genésio da Costa Nunes – advogado

Publicidade

Eduardo Nehme – advogado

Angelita Gomes Fontenele – professora e advogada

Carlos César de Almeida Campelo – professor do curso de Ciências Contábeis e bacharel Direito

Luiz Carlos de Freitas Veras – contador

Apurian Leal Braga – técnico em contabilidade

Publicidade

Mauro Tapety – ex-deputado estadual

Abílio Cabral Tavares – bacharel em Farmácia e servidor público

José Mark Ferreira Nunes – servidor do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí

Ailton Gutemberg Carvalho Lima – juiz

César Aguiar Andrade – advogado

Publicidade

Kleber Dantas Eulálio – prefeito de Picos

Rudá Tupinambá Rodrigues Caland – servidor público

Jean Carlos de Brito – mestre em Geografia

José Pereira de Oliveira – advogado

DISPUTA É MOTIVO DE JUDIALIZAÇÃO 

Publicidade

A campanha Conselheiro Cidadão tem buscado junto à OAB-PI a judialização das eleições para a escolha do novo conselheiro ao defender a adoção de critérios mais transparentes e objetivos na escolha.

Segundo a Campanha, a Assembleia não cumpriu devidamente a recomendação dos órgãos ministeriais. Alguns vícios são apontados no edital como o prazo de inscrição de apenas 15 dias; ausência de exigência de comprovação documental dos requisitos de idoneidade moral e reputação ilibada; omissão da expressão “notórios conhecimentos”, em desrespeito à Constituição, além de não apontar qual a documentação necessária para a comprovação da notória especialização e dos mais de dez anos de exercício de função ou de efetiva atividade profissional que exija conhecimentos jurídicos, contábeis, econômicos e financeiros ou de administração pública.

REQUISITOS BÁSICOS

Para disputar uma vaga de conselheiro no Tribunal de Contas do Estado do Piauí, é necessário possuir mais de 35 anos e menos de 65 anos de idade; ser portador de idoneidade moral e reputação ilibada; possuir saber jurídico, contábil, econômico, financeiro ou de administração pública; possuir mais de 10 anos de exercício de função pública relevante ou de efetiva atividade profissional, que exija conhecimentos mencionados.

 

Publicidade

Fonte: O Olho

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS