Connect with us

POLÍTICA

Lula tem 66,23% dos votos válidos no Piauí, diz Amostragem

Publicado

em

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera, com grande vantagem, a disputa pela Presidência da República no Piauí, com 56,99% das intenções de voto estimuladas, seguido do candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes, com 8,80% das intenções de voto estimuladas, que está empatado estatisticamente com o candidato do PSL a presidente, Jair Bolsonaro, com 8,71% das intenções de voto estimuladas.

A candidata da Rede a presidente da República, Marina Silva, tem 5,63% das intenções de voto estimuladas, e o candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, possui 3,34% das intenções de voto.

O candidato do Podemos, Álvaro Dias, possui 0,79% das intenções de voto; o candidato do PSOL, Guilherme Boulos, tem 0,53% das intenções de voto; o candidato do Novo à Presidência da República, João Amôedo, tem 0,44% das intenções de voto; o candidato do MDB, Henrique Meireles, tem 0,35% das intenções de voto; o candidato do PPL, João Goulart Filho, tem 0,26% das intenções de voto, e empatados com 0,09% das intenções de voto estimuladas estão os candidatos à Presidência da República, Cabo Daciolo (Patriotas) e Eymael (DC).

Os eleitores que não sabem ou não querem opinar em quem vão votar para a Presidência da República somam 7,39% e os eleitores que querem votar em branco ou nulo somam 6,60%.

A pesquisa das intenções de voto para a Presidência da República nestas eleições foi realizada pelo Instituto Amostragem, encomendada pelo Sistema Meio Norte de Comunicação, entre os dias 1º a 4 de setembro, com 1.137 eleitores distribuídos em 47 municípios de todas as microrregiões do Piauí.

Publicidade

A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, com o número BR-05667/2018, no dia 31 de agosto de 2018. O TSE indeferiu a candidatura de Lula à Presidência da República na madrugada do dia seguinte, 1º de setembro.

Lula ainda é candidato à Presidência da República e deverá ser substituído nesta semana pelo ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad.

Image title

Amostragem realizou a pesquisa com 1.137 eleitores

O Instituto Amostragem realizou a pesquisa com 1.137 eleitores com 16 ou mais anos de idade residentes e com domicílio eleitoral em 47 municípios pesquisados.

Os eleitores pesquisados são de municípios de todas as microrregiões do Piauí, como o Baixo Parnaíba Piauiense (Esperantina, Barras, Piripiri, Batalha); Litoral Piauiense (Buriti dos Lopes, Luís Correia, Parnaíba); Teresina (Teresina, União, José de Freitas); Campo Maior (São Miguel do Tapuio, Castelo do Piauí, Pedro II, Campo Maior); Médio Parnaíba Piauiense (Regeneração, Amarante, Água Branca); Valença do Piauí (Pimenteiras, Elesbão Veloso, Valença do Piauí); Alto Parnaíba Piauiense (Uruçuí); Bertolínia (Bertolínia, Colônia do Gurgueia); Floriano (Nazaré do Piauí, Itaueira, Floriano); Alto Médio Gurgueia (Monte Alegre do Piauí, Bom Jesus); São Raimundo Nonato (Dom Inocêncio, Caracol, Canto do Buriti, São Raimundo Nonato); Chapadas do Extremo Sul Piauiense (Corrente, Curimatá); Picos (Dom Expedito Lopes, Ipiranga do Piauí, Oeiras, Picos); Pio IX (Francisco Santos, Pio IX); Alto Médio Canindé (Simplício Mendes, Fronteiras, Simões, Jaicós, São João do Piauí, Paulistana, Itainópolis). A pesquisa do Instituto Amostragem tem uma margem de erro de 2,85% para mais ou para menos e um nível de confiança de 95%.

Publicidade

Lula tem 66,23% dos votos válidos no Piauí

O candidato do PT, Luiz Inácio Lula da Silva, tem 66,23% dos votos válidos na disputa pela Presidência da República no Piauí, de acordo com a pesquisa do Instituto Amostragem.

O candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes, tem 10,22% dos votos válidos, empatado estatisticamente com o candidato do PSL a presidente, Jair Bolsonaro, com 10,12% dos votos válidos.

A candidata da Rede a presidente da República, Marina Silva, tem 6,54% dos votos válidos, e o candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, possui 3,89% dos votos válidos.

O candidato do Podemos, Álvaro Dias, possui 0,92% dos votos válidos; o candidato do PSOL, Guilherme Boulos, tem 0,61% dos votos válidos; o candidato do Novo à Presidência da República, João Amôedo, tem 0,51% dos votos válidos; o candidato do MDB, Henrique Meirelles, tem 0,41% dos votos válidos; o candidato do PPL, João Goulart Filho, tem 0,31% dos votos validos; e empatados com 0,10% dos votos válidos estão os candidatos à Presidência da República, Cabo Daciolo (Patriotas) e Eymael (DC).

Publicidade

O presidente do Instituto Amostragem, estatístico João Batista Teles, afirmou que os votos válidos são os que excluem os eleitores indecisos e os que votam em branco e nulo, como de fato ocorre nas eleições porque a Justiça Eleitoral não contabiliza para os candidatos os votos nulos ou em branco.

Image title

Lula tem 47,49% das intenções de voto espontâneas no Piauí

O candidato do PT à Presidência da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), lidera no Piauí, com grande vantagem, as intenções de voto espontâneas, 47,49% das intenções de voto espontâneas, seguido do candidato do PSL a presidente, Jair Bolsonaro, com 8,27% das intenções de voto espontâneas, e do candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes, com 5,45% das intenções de voto espontâneas.

A candidata da Rede a presidente da República, Marina Silva, tem 3,43% das intenções de voto espontâneas e o candidato do PSDB, Geraldo Alckmin, possui 2,20% das intenções de voto espontâneas.

O candidato do Podemos, Álvaro Dias, possui 0,62% das intenções de voto espontâneas; o candidato do PSOL, Guilherme Boulos, tem 0,26% das intenções de voto, e o candidato do MDB, Henrique Meirelles, e a candidata do PSTU, Vera Lúcia, estão empatados 0,18% das intenções de voto espontâneas.

Publicidade

Estão empatados com 0,09% das intenções espontâneas, o candidato do Novo à Presidência da República, João Amôedo, o candidato do PPL, João Goulart Filho, e candidato à Presidência da República pelo Patriotas, Cabo Daciolo.

1,06% dos eleitores piauienses disseram, espontaneamente, que querem votar para Presidência da República no candidato a vice-presidente do PT, Fernando Haddad, e 0,09% querem votar para a Presidência da República na candidata ao Senado em Minas Gerais pelo PT, a ex-presidente Dilma Rousseff.

Os eleitores que não sabem ou não querem opinar, espontaneamente, em quem vão votar para a Presidência da República somam 23,04%, e os eleitores que querem votar em branco ou nulo somam 7,48%.

O presidente do Instituto Amostragem, o estatístico e professor universitário João Batista Teles, afirmou que a pesquisa de intenções de voto não permite que os entrevistadores apresentem os nomes dos candidatos para os eleitores escolherem, coletam apenas a resposta à pergunta feita ao eleitor em quem ele vai votar.

Image title

 

Publicidade

 

Fonte: Meio Norte

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS