Connect with us

POLÍTICA

Medidas adotadas fracassam e governo do PI anuncia arrocho fiscal e mais cortes de gastos

Publicado

em

Na manhã desta terça-feira (05/05), a Secretaria de Fazenda emitiu nota antecipando os dados do balanço de gestão fiscal do primeiro quadrimestre do ano, que deverá ser anunciado até o final de maio. De acordo com o documento assinado pelos secretários de Fazenda, Rafael Fonteles, e de Administração, Franzé Silva, o Estado passará por um ajuste fiscal com novos cortes de gastos.

Fotos: Ascom Sefaz

Os cortes são necessários porque o Estado ultrapassou o limite de alerta de 44,10% de gastos com o pagamento de pessoal determinado pela Lei de Responsabilidade Fiscal e se aproxima do limite prudencial de 46,55%. O grande gargalo do Estado ainda é o comprometimento da receita líquida com a folha de pagamento.

O documento descarta a possibilidade de qualquer aumento salarial até o final deste ano. “As projeções realizadas por técnicos da Secretaria de Fazenda para os próximos quadrimestres do ano sinaliza que há grande possibilidade do Limite Prudencial ser ultrapassado no curso deste ano. Isso acarretaria grandes sanções ao Estado do Piauí”, destacou.

Desde o início do ano, o secretário Rafael Fonteles vem alertando para o acirramento da crise econômica este ano. “Uma das receitas para enfrentar a crise é aumentar a arrecadação própria. O Estado precisa deixar de ser tão dependente do Fundo de Participação dos Estados (FPE)”, comentou.

DEMISSÕES
O secretário de Administração Franzé Silva, afirma que no momento o governo descarta a possibilidade de demissões. Segundo ele, essa seria uma medida drástica tomada apenas em últimos caso. “Queremos manter esse quadro de servidores evitando demissões. Acreditamos que as medidas que tomaremos de agora em diante serão necessárias”, declarou.

 

Publicidade

 

Fonte:  O Olho

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS