Connect with us

Jaicós

Mensagem da prefeita Waldelina abre os trabalhos legislativos em Jaicós. Leia!

Publicado

em

Sessão Solene realizada na noite desta segunda-feira (17), no plenário deputado Humberto Reis da Silveira, foi oficialmente aberto o ano legislativo na Câmara Municipal de Jaicós.

Os trabalhos foram presididos pelo presidente da Casa, o vereador Antônio Robert Silveira Reis, o Robim (PSB), com a presença de dos parlamentares Elias Pereira (PRB), Márcio Crisanto (PRP), Oziana Oliveira (PRP), Jozete Carvalho (PP), Divino Macedo (PSB), Olisabel Silveira (PSB), Mávio Silveira (PTB), Flávio Silveira (PT) e Francisca Rodrigues (PSDB). O vice prefeito Ogilval Oliveira (PRP), gestores do município e a comunidade ocuparam as galerias da Câmara para acompanhar a Sessão.

João Eloy, assessor chefe de gabinete da prefeita Waldelina Crisanto, representou o Poder Executivo Municipal e leu a mensagem com um balanço do primeiro ano de gestão e com as perspectivas e projetos para 2014.

VEJA A MENSAGEM NA ÍNTEGRA:

Neste início de ano legislativo, a prefeita Waldelina Crisanto vem, mais uma vez à Câmara Municipal, por seu representante legal, deixar a mensagem do Poder Executivo Municipal.

Publicidade

A gestão municipal está vivendo momento de muitas incertezas: Incerteza se haverá ou não, inverno, para amenizar o sofrimento do nosso povo; Se haverá, ou não, um recrudescimento da inflação;  Se os royalties do petróleo virão para os municípios; Incerteza se a PEC  – Proposta de Emenda à Constituição – que aumenta em 2% a participação dos municípios no bolo da arrecadação do IPI e do IR, será aprovada neste ano; Se os recursos, dos muitos projetos elaborados no ano passado, pela Prefeitura Mun. de Jaicós, serão de fato disponibilizados para que as coisas aconteçam;  Incerteza, em fim, quanto ao destino deste país, com o resultado da eleição deste ano.

Essas incertezas nos deixam intranquilos e inseguros quanto ao alcance de metas programadas. O ano de 2013, apesar de todos os percalços que enfrentamos, foi um ano que rendeu alguns bons frutos para Jaicós.

Na área da Educação:

Depois de pequenas reformas em todas as escolas, o ano letivo iniciou e findou com sucesso;  a merenda escolar aconteceu, os alunos foram transportados, recebemos 4 ônibus escolares, 340 bicicletas, adquirimos mais de 300 carteiras escolares, computadores, xerocadoras, centrais de ar condicionado, freezers e ventiladores.

Em parceria com a Polícia Militar do Piauí, a Prefeitura de Jaicós, através da Secretaria Municipal de Educação, lançou o PROERD – Programa Educacional de Resistência às Drogas, onde o público-alvo foram os alunos da faixa etária de 10 a 12 anos. Um programa de grande importância para o momento atual, onde as drogas estão ceifando a vida de muitos jovens e desestruturando famílias e mais famílias.  Esse programa visa prevenir e  reduzir o uso indevido de drogas e o envolvimento com a violência, entre crianças e adolescentes, além de estabelecer uma relação de confiança entre o policial militar, a família e o estudante em formação de sua cidadania. Essa parceria com a Polícia Militar continuará acontecendo para o bem dos nossos jovens e de nossas famílias.

Publicidade

A Secretaria  Municipal de Educação comprou dois terrenos, sendo um na Lagoa do Sabino e outro no povoado Esquisito, para a construção de duas quadras poliesportivas. A do Esquisito, por sinal, está com sua construção iniciada.

Um monturo que existia ao lado da Pré-Escola “O Bolinha”, desapareceu. Em seu lugar, hoje, existe um Parque Infantil, pertencente à Pré-Escola, mas que serve também às crianças de toda a Jaicós.

A Escola Municipal Padre David está sendo ampliada. Quatro salas de aula, um pátio coberto e oito banheiros estão quase terminados.

A ampliação da Escola Municipal “Damásio Eugênio de Sousa”, no povoado Esquisito, está em fase de conclusão. Lá foi construída uma sala de aula, uma cantina e um depósito para a cantina.

A Pré-Escola “Tia Lourdinha,”  está sendo ampliada em uma sala de aula; também em fase de conclusão. O Anexo da Escola Municipal Líria Alencar – onde funcionou o Pró-Campo – está em reforma. Reformamos, colocamos forro de PVC, e climatizamos a Pré-Escola, anexa da Escola Municipal do Croazal. As Escolas do Capim e Gameleira receberam agora, forro de PVC, para que possamos em pouco tempo climatizá-las. Na Escola Municipal Francisco Crisanto foi construído uma base de caixa d’água. Todas essas obras estão acontecendo com recursos do orçamento municipal.

Publicidade

Com recursos do FNDE – Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação – iniciaremos em breves dias a construção de uma linda escola de seis salas de aula, no bairro João Melé, por trás do Quartel da Polícia Militar.

A linda creche do final da Avenida Industrial, iniciada na gestão passada, e não concluída, apesar da total liberação dos recursos federais, terá suas obras retomadas, o mais breve possível, com dinheiro do município de Jaicós.

Dentro de poucos dias será distribuído fardamento escolar gratuito para todos os alunos da rede municipal de ensino.

Conseguimos junto ao Governador Wilson Martins, a reforma e ampliação da U.E. Frutuoso Jusselino, assim como a reforma da U.E. Lili Silveira, cujos serviços estão em andamento. Essas Unidades Escolares, após esses trabalhos,  serão entregues à administração do Município.

Na área da Saúde:

Publicidade

Pequenas reformas em todos os Postos de Saúde foram realizadas. Os Postos de Saúde, hoje, estão melhor equipados. Recebemos quatro médicos cubanos para residirem em Jaicós e prestarem uma assistência médica mais digna ao nosso povo. Mais uma equipe do Programa de Saúde da Família foi criada, perfazendo um total de nove equipes.

Todos os programas federais que dizem respeito à saúde, e que existe em Jaicós, estão em pleno funcionamento. O Hospital Florisa Silva está funcionando a todo vapor. E lá, todos os meses recursos municipais são injetados.

Reformamos e ampliamos o prédio onde inauguramos o CAPS – Centro de Atenção Psicossocial – que tem prestado um grande serviço às famílias que têm pessoas com problemas mentais, usuárias do álcool e outros tipos de drogas. Lá eles passam o dia, ocupados em atividades diversas. Esses pacientes são acompanhados por psiquiatra, psicólogo, assistente social, enfermeiro, e outros profissionais que se dedicam a esse trabalho com amor à causa.

A equipe do NASF – Núcleo de Apoio à Saúde da Família – constituída de Educadora Física, Nutricionista, Psicóloga, Fisioterapeuta, Fonoaudióloga e Assistente Social fizeram em 2013 , 4.140 atendimentos, e entregaram 19 cadeiras de rodas, 25 de banho, 6 andadores, 16 bengalas, 18 calçados anatômicos, 12 palmilhas, 7 muletas axilares, 6 próteses e 8 órteses a portadores de necessidades especiais.

A fisioterapia do Hospital Florisa Silva atendeu a centenas de pacientes; O programa de ENXOVAL para gestantes já está acontecendo; Em Teresina, mais de 700 pacientes foram recebidas para tratamento de saúde. Muitos deles fizeram várias viagens, e continuam fazendo, por serem portadores de doenças crônicas que precisam de controle periódico.

Publicidade

A Vigilância Sanitária está atuante e realizando suas funções. O Matadouro Municipal foi totalmente higienizado e as pessoas que ali trabalham foram capacitadas e receberam uniformes adequados.

Na área da Agricultura

Reabrimos as lavanderias públicas, os banheiros públicos; Reconstruímos o curral do gado; Reformamos e equipamos o posto da ADAPI, no curral do gado; Distribuímos 7 mil Kg de sementes de feijão e milho para os agricultores familiares; 13 carradas de maniva de mandioca foram também distribuídas; Conseguimos com o Governo do Estado R$ 150 mil para a compra direta da agricultura familiar; Instalada a Agência de Desenvolvimento em parceria com o Banco do Nordeste; Recuperação e Manutenção constante de poços tubulares; Perfuração de dois poços tubulares: na Baixa Branca e no Pau do Enxuí. Este último resultou seco.

Realizamos a limpeza e desinfecção constante de caixas d’água;  Levantamento topográfico em 38 comunidades para projetos de  implantação de redes de abastecimento d’água; Estamos pagando quase 11 mil reais todos os meses para garantir o seguro safra aos agricultores familiares de Jaicós;  Peixamento da Barragem da Santana que pegou alguma água nas chuvas de abril do ano passado; Cursos de capacitação na área da avicultura e ovinocaprinocultura em algumas comunidades de Jaicós; Em parceria com o INCRA instalamos uma Unidade de Cadastramento para a emissão de Certificado de Cadastro de Imóvel Rural; Mudamos a feira de pequenos animais para o bairro Matadouro a fim de atender a inúmeros pedidos de pessoas que ali negociam animais; Apoiamos a Associação dos Criadores de ovinos e caprinos com a doação de 10 hectares de terra para a implantação de um projeto de interesse dos seus associados.

Na Secretaria de Obras:

Publicidade

Reforma de calçamento e sarjeta em dezenas de ruas da cidade; Implantação de tubulação para levar a água da Fonte Paraíso para a Lavanderia Marina Barbosa; Manutenção constante da Iluminação Pública de ruas e praças da cidade; Jardinagem das Praças Getúlio Vargas e Socorro Lélis; Retirada de centenas de carradas de lixo das ruas da cidade, logo nos primeiros dias do mandato; Colocação de tubulação de esgoto no Alto do Jesuino; Abertura de uma estrada ligando a Santana III à estrada da Lagoa do Sabino; Abertura de uma nova estrada da Lagoa Achada à divisa com Itainópolis; Construção de uma estrada da Santana à Tiririca I; Construção de uma estrada Morro da Furna ao Flamengo; Abertura da estrada Lagoa Achada ao Angical dos Magos; Recuperação e Roço de todas as estradas do município;  Construção de Bueiro na Av. Eng° Ribeiro Gonçalves; Construção de divisórias em nove escolas  para a implantação de nove salas de informática nas localidades: Gameleira, Esquisito, Barreiro, Baliza, Angical dos Magos, Pau do Enxuí, Igreja dos Crentes, Salina e Baixa do Manoel Velho. Construímos 28 casas do Programa “Minha Casa Minha Vida I” e outras 39 através do “Minha Casa Minha Vida II”, ainda em andamento.

Para o ano de 2014 aguardamos a liberação de recursos para construirmos a Praça Socorro Lélis; Para o asfaltamento das avenidas Engenheiro Ribeiro Gonçalves e Frutuoso Jusselino; Revitalização do Estádio José Retrão de Oliveira e reforma da Praça Getúlio Vargas. Com recursos do próprio município, construiremos uma pista de Skate para a juventude se divertir, uma quadra de futebol de areia e uma quadra de voley de areia.

O povoado Gameleira receberá em breves dias uma obra de grande importância para a comunidade, um lindo Posto de Saúde. É uma construção imponente feita com recursos do Ministério da Saúde.  Suas obras terão início nesta semana, segundo a construtora que ganhou a licitação. Os Postos de Saúde da Várzea Queimada, Santo Antônio e Croazal serão ampliados, e terão uma excelente estrutura. Já compramos terrenos no Santo Antônio e Várzea Queimada para essa finalidade. O Município  participará com quase 50% dos recursos, pois os orçamentos feitos há mais de 2 anos estão totalmente defasados.

O Posto de Saúde do Esquisito também será reformado e ficará com outro aspecto. O Governador Wilson Martins garantiu recursos na ordem de 300 mil reais para uma reforma do Hospital Florisa Silva. Estamos aguardando atualização do orçamento. Fizemos propostas no Ministério da Saúde para ampliarmos também os Postos de Saúde do Pau do Enxui e do Tanque dos Batistas.

Encerrando esta mensagem conclamamos a todos os vereadores que fazem parte desta Casa Legislativa a nos irmanarmos em favor de Jaicós. Que unamos forças por melhores dias para nosso povo. Deixemos de querelas sem fundamento e ganhemos tempo discutindo o melhor para esse povo tão sofrido. Desejamos um ano legislativo proveitoso para Jaicós.

Publicidade

Um bom inverno desejamos que aconteça, para o bem de todos nós!

Veja fotos da Sessão:

DSC_0532 DSC_0537 DSC_0550 DSC_0551 DSC_0554 DSC_0556 DSC_0561 DSC_0564 ver1 ver2 ver3

Facebook

MAIS ACESSADAS