POLÍTICA

Ministro vem ao Piauí e defende novas iniciativas educacionais

Publicado

em

O governador Wellington Dias se reuniu, ontem (16),  com o ministro da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Roberto Mangabeira Unger, para tratar de ações que promovam o desenvolvimento do Nordeste, especialmente na área da exploração das potencialidades regionais e da educaçãono Palácio de Karnak. Na reunião, estiveram presentes deputados estaduais e os Secretários da Educação, Desenvolvimento Rural, Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Cidades, Trabalho e Emprego e o presidente da Fundação Cepro.

A visita do Ministro tem o objetivo de buscar apoio no fortalecimento de construção de um federalismo cooperativo, para o desenho de um novo plano de desenvolvimento nacional. “Precisamos redesenhar o federalismo brasileiro e organizar a parceria do Governo Federal com os estados e municípios; o Projeto Nordeste é uma prioridade nossa”, afirma Mangabeira Unger.

O ministro garante que o Estado deve estabelecer uma nova organização econômica, com a valorização do empreendedorismo e do pequeno e médio empresário e  explica que o Governo deve estimular a construção democratizante de economia de mercado, por meio do empreendedorismo criativo e a aproximação com pequeno produtor; promovendo uma concorrência cooperativa, criando um mutirão de aproveitamento de recursos tecnológicos, financeiros e humanos.

“É um equivoco contentar-se com o modelo de desenvolvimento voltado para a monocultura praticada no cerrado. Devemos focar também no semi-árido. A alternativa é associar a diversificação produtiva a dois grandes conjuntos de iniciativas: o produtivismo includente, voltado aos pequenos e médios empreendimentos, com a ampliação do acesso ao crédito e a tecnologia; e promover uma educação analítica, capacitadora e cooperativa”, defende Mangabeira Unger .

Coletiva de Imprensa

Publicidade

Na oportunidade da visita do Ministro Mangabeira Unger, aconteceu uma coletiva de imprensa. Durante a coletiva, o governador Wellington Dias refletiu que o grande desafio é integrar um projeto regional com os projetos de cada Estado, somando forças e incluir o setor privado nessa parceria. “Temos que mudar o modelo de educação. Hoje temos uma nova realidade, ideias novas e o Piauí quer ser vanguarda desse modelo no nordeste. Temos que diversificar o desenvolvimento. É preciso trabalhar as áreas que tem esse compromisso”, destaca.

Para o ministro Mangabeira Unger, é necessário uma estratégia voltada para a democratização das oportunidades econômicas e da educação. “O que queremos agora no país é o produtivismo. Essa estratégia só vai ganhar quando tocar nas grandes regiões do país. A tarefa agora é ajudar a construir esse novo projeto na região nordeste”disse.

De acordo com o ministro o ponto de partida é dar instrumentos e oportunidades para as duas portas que já existem no nordeste: o empreendedorismo emergente que se multiplica em toda parte, inclusive no semiárido; e a identidade ideológica que se tem em todo lugar do nordeste. “Nossa tarefa é dar braços, asas e olhos a essa tremenda transformação” destaca.

No que se refere à educação o ministro destacou a necessidade de um ensino que ajude a massa a dominar as capacitações do comportamento, disciplina e cooperação. “ Precisamos de uma maior qualificação do ensino básico, um ensino organizado de maneira cooperativa.  É uma revolução e entendo que o nordeste pode ser um modelo nessa revolução da educação. Abrir acesso a tecnologias, práticas avançadas, inclusive no semi árido, repensar ações que precisam ser agrupadas em cadeias produtivas e que diversifiquem a produção e democratizem   as oportunidades econômicas”, pontua.

Fonte: Governo PI

Publicidade

MAIS ACESSADAS

Sair da versão mobile