Connect with us

POLÍTICA

MPF determina que prefeito de município do Piauí tire irmã do Conselho do Fundeb

Publicado

em

Após ter sido denunciado ao Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), o prefeito Valdecir Rodrigues de Albuquerque Júnior foi também denunciado ao Ministério Público Federal no Piauí (MPF-PI), após colocar a irmã e amigos no Conselho do Fundeb, que é responsável por fiscalizar a prefeitura de Curimatá na aplicação de recursos federais para a área da Educação.

Quatro vereadores de Curimatá informaram ao MPF sobre a desconstituição irregular dos mandatos dos membros Conselho do Fundeb no município de Curimatá. O prefeito, por meio da portaria de nº 34/2017, revogou os mandatos de dois anos dos membros Conselho do Fundeb no município de Curimatá, que se encontravam em plena vigência, e que estavam previstos para encerrarem no dia 7 de julho de 2018.

O procurador da república Humberto de Aguiar Júnior expediu recomendação de nº 11, de 12 de junho, determinando que o prefeito reconduza aos respectivos mandatos os membros do Conselho do Fundeb de Curimatá, que foram nomeados pela Portaria de nº 38/2016, e se abstenha de desconstituir, unilateralmente, os referidos mandatos. Dessa forma, a irmã dele, que atualmente é secretária de Assistência Social, deve sair do conselho.

Além disso, quando houver em 2018 a escolhas dos novos membros, Valdecir deve observar o requisito que exige a apresentação das respectivas atas de reuniões/assembleias que legitimam as indicações promovidas por dirigentes de órgãos, entidade de classes ou entidades sindicais, de forma a garantir a lisura ao processo eletivo, além disso, deve apresentar, ao Poder Legislativo Municipal, projeto de lei que regulamente e discipline a criação do Conselho.

Valdecir Júnior

Foto: Facebook/ Valdecir Júnior

Publicidade

Entenda o caso

O prefeito tirou os membros do conselho, que foram escolhidos para um mandato de dois anos, para colocar a irmã Hilma Vanda Nogueira de Albuquerque Carvalho e amigos para fiscalizarem como ele aplica os recursos federais da educação no município de Curimatá. Os conselheiros devem ser indicados pelos professores, diretores, pais de alunos e servidores das escolas, todos devidamente escolhido através de eleição.

  • Foto: DivulgaçãoDenunciantes apresentam cargos do conselhoDenunciantes apresentam ao TCE cargos do novo conselho

 

GP1

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS