Connect with us

POLÍTICA

Nova pesquisa confirma vitória de Wellington Dias já no 1º turno

Publicado

em

Pesquisa que teria sido realizada pelo Datamax, um desses institutos que só aparecem em época de eleição, revela que o candidato a governador da coligação A Vitória com a Força do Povo, senador Wellington Dias (PT) ganha fácil do seu principal adversário, o governador Zé Filho (PMDB, candidato à reeleição, tanto no primeiro quanto se houvesse segundo turno.

De acordo com os dados do Datamax, Wellington tem 46,64% das intenções de votos contra 31,98% (quase 15% de diferença pró Wellington). Por esse levantamento, como em todos os demais Wellington Dias vence no primeiro turno porque todos os seus adversários juntos só somariam 41,1%.
De acordo com o Datamax, os demais candidatos aparecem com os seguintes percentuais: Mão Santa (PSC) com 6,91%; Maklandel Aquino (PSOL) tem no levantamento 1,38%, Daniel Solon (PSTU) aparece 1,20%, e Neto Sambaíba (PPL) tem 0,46% e Lourdes Melo 0,28%. Dos entrevistados 7,74% teriam respondido Não Sabe/Não opina, e 3,41% responderam Nenhum/Nulo/Branco.

Os dados dessa pesquisa são quase os mesmos de uma realizada anteriormente por instituto chamado de Credibilidade, que foi contratado pelo empresário Robério Cantalice, tido como o “homem do dinheiro” da campanha de reeleição do governador Zé Filho e tesoureiro da Federação das Indústrias do Piauí – FIEPI, entidade que Zé presidiu até o início de abril deste ano, quando teve de deixar o cargo para assumir o lugar de Wilson Martins no governo.

SEGUNDO TURNO – Mesmo os número da pesquisa mostrando que, se a eleição fosse hoje não haveria segundo turno, porque Wellington Dias venceria no primeiro (46,64 X 31,98), o Datamax teria realizado simulações de segundo turno. E também em todas elas o candidato do PT venceria com grande diferença tanto de Zé Filho, quando do tio dele, Mão Santa.

De acordo com os dados divulgados, no confronto direto entre Zé Filho e W.Dias, o petista venceria com 52,90% das intenções de voto, contra 35,30% do peemedebista. Não sabe/Não opinou foram 6,28%, enquanto 4,98% responderam Nenhum/Nulo/Branco. Quando o segundo turno é simulado entre Wellington e Mão Santa, o candidato do PT aparece vencendo com 68,94% dos votos, contra 18,34% do candidato do PSC. Não Sabe/Não opinou foram 5,53%, e Nenhum/Nulo/Branco foram 7,19%.

Publicidade

Os responsáveis pela divulgação da pesquisa dizem que o Instituto ouviu 1.085 eleitores na zona Urbana de 53 municípios, com margem de erro de 3% para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Regional Eleitoral com o número PI-00097/2014.

Fonte: com informações das assessoria\ Piauí hoje

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS