Connect with us

DESTAQUES

O que mais diferencia a cidade que mais votou em Lula da que mais votou em Jair?

Publicado

em

Guaribas, localizada no Sul do estado nordestino do Piauí, foi a cidade que mais deu votos para o agora presidente eleito Luís Inácio Lula da Silva (PT) em todo o Brasil, proporcionalmente em número de eleitores. Foram 93,86% dos votos, o que representou um total de 2.966 eleitores apertando o “13” na urna.

Na outra ponta, Nova Pádua, no Norte do estado do Rio Grande do Sul, Sul do País, foi o município que mais teve gente votando no candidato a reeleição derrotado, presidente Jair Messias Bolsonaro (PL). 88,99%, ou 1.819 eleitores, escolheram o “22” na eleição deste domingo dia 30.

Guaribas (PI) e Nova Pádua (RS) são duas cidades com números interessantes. O que diferencia um município para o outro e o que explica essa preferência de seus eleitores, sendo um quase que 100% Lulista e outro quase que em sua totalidade Bolsonarista?!

GUARIBAS X NOVA PÁDUA

Guaribas possui uma população de pouco mais de 4 mil habitantes e tem 25 anos de existência. Nova Pádua tem um pouco menos de habitantes: são 2,5 mil, e tem 30 anos de fundação. O prefeito da cidade piauiense é Joércio Matias, do MDB; o da cidade gaúcha é Danrlei Pilati, do Progressistas.

Enquanto Guaribas possui um dos piores IDH, com 0,508, Nova Pádua tem um dos melhores do País, com 0,832. A fome e baixa renda entre os habitantes são uma constante na cidade piauiense. Já em Nova Pádua a agricultura coloca a cidade num patamar onde há uma distribuição de renda equilibrada, superando a média nacional.

Publicidade

O município de Guaribas-PI ganhou uma fama nacional após ser escolhida justamente por Lula, em seu primeiro mandato, no ano de 2003, a cidade símbolo do programa Fome Zero. Não foi bem o que esperavam, mas sim, Guaribas cresceu. O IDH, apesar de ainda ser muito baixo, já passou a não ser mais o mais baixo do Brasil. A maior fonte de renda segue sendo o assistencialismo, benefícios do Governo.

Já Nova Pádua é conhecida nacionalmente por estar na chamada “Serra Gaúcha”. Chamada de “paraíso italiano”, devido à colonização e origem, possui belos pontos turísticos como o Complexo Belvedere e diversas vinícolas que são referência no Rio Grande do Sul. Sobrevive, além da agricultura, com o turismo e um comércio bastante movimentado.

Apesar destas diferenças, Guaribas e Nova Pádua possuem sim algumas semelhanças: a média salarial na cidade piauiense é de dois salários mínimos, enquanto na gaúcha é dois e meio, de acordo com dados do IBGE. Outro dado comum: a população nos dois municípios é predominantemente católica.

Mas o que faz guaribenses e nova paduenses terem visões tão distintas? A resposta pode ser vista com o resultado das urnas. Bastante dividido, com 50,90% (60.345.999 de votos) preferindo Lula e outros 49,10% (58.206.354 de votos) preferindo Bolsonaro, constata-se o quanto o país, no geral, está dividido. Lula, eleito presidente, passa a administrar o país e, consequentemente, também terá de pensar por cada um dos eleitores não só de Guaribas, mas de Nova Pádua também.

Fonte: Oito e meia

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS