Connect with us

POLÍTICA

OAB- PI lança Observatório para fortalecer candidaturas femininas nas eleições 2020

Publicado

em

A Ordem dos Advogados do Piauí (OAB-PI) está com o projeto “Observatório de Candidaturas Femininas”, que busca empoderar às mulheres no que diz respeito a participação feminina nas campanhas eleitorais.  O projeto iniciará em janeiro de 2020 e está aberto às mulheres que desejam entrar no mundo da política.

O projeto, idealizado pela advogada e professora Valéria Paes Landim, é considerado pioneiro no Brasil. Ela explica que o objetivo da ação é qualificar, sobretudo, as pretensas candidatas às eleições de 2020, que concorrerão aos cargos de prefeitas e vereadoras.

Valéria Paes Landim pontua que o projeto irá discutir o processo de registro de candidaturas, como trabalhar a publicidade e propaganda, como lidar com Fake News, além de explicar os   direitos e deveres das mulheres durante uma candidatura e de como elas podem administrar e gerir uma campanha eleitoral.

A advogada ressaltou que leis ajudam a garantir a presença feminina no processo eleitoral, como a decisão do Tribunal Superior Eleitoral sobre o percentual de 30% dos recursos do fundo eleitoral para o fomento das candidaturas femininas. “Esse foi um dos elementos determinantes para que nós tivéssemos o aumento de 5% na eleição de 2018 em relação às eleições passadas”.

“Outro objetivo do Observatório é orientar essas mulheres sobre a questão do recebimento e a gestão desses recursos, e também a forma de prestação de contas desses recursos”.

Publicidade

Valéria esclarece que o Observatório não é apenas para fiscalizar, mas para preparar essas mulheres para a gestão pública.

“O objetivo é que as pré-candidatas que tenham o desejo de participar das próximas eleições cheguem qualificadas, sejam candidatas viáveis e que elas tenham reais condições de disputar com qualidade em relação aos homens porque existe o mito ‘política não é pra mulher e que mulher não gosta de política”.

Dúvidas podem ser enviadas para o endereço eletrônico: [email protected]

Fonte: Cidade Verde

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS