Connect with us

Legislativo em Foco

PATOS |  Vereadores de oposição discursam na tribuna e fazem reivindicações 

Publicado

em

A Câmara Municipal de Patos do Piauí realizou mais uma sessão ordinária  na manhã do último sábado (20). Os trabalhos foram conduzidos pela vereadora Luzitânia dos Reis e contou com as presenças dos outros oito vereadores.

No primeiro expediente, foram aprovados três Projetos de Lei de autoria do Poder Executivo Municipal. Os Projetos, que passaram pelas Comissões permanentes da Casa, teve dois aprovados por unanimidade e um aprovado por 4 votos contra e cinco a favor.

Neste último PL citado, o vereadores de oposição votaram contra.  Trate-se do Projeto, que dispõe sobre a criação do Programa Novo Mais Educação, no âmbito da  Secretaria Municipal de Educação do campo. Segundo texto do PL, o programa terá atividades executadas de forma remota, híbrida ou presencial, de acordo com o protocolos da Secretaria de Saúde, levando em conta os dados relacionados a covid no município.

Ainda conforme o Projeto, o ressarcimento das despesas de trabalho que é voluntário, ocorrerá por dotação orçamentaria  própria, por meio de transferência bancaria, em valores de no máximo 400 reais para mediadores de aprendizagem e de 300 reais para os facilitadores.

O vereador José Hélio e Zuleide Costa, citaram dentre outros pontos,  falta de detalhamento  no texto  e incoerência no projeto,  devido a fato da Secretaria de Educação ter funcionários em excesso, onde os recursos já são insuficientes para paga o funcionalismo efetivo, sendo inviável contratar os mediadores e facilitadores  para programa citado, e considerando ainda o momento atual de pandemia, onde nem as aulas estão funcionando de forma presencial.

No segundo expediente, a vereadora Zuleide Costa foi a primeira a se pronunciar.   Após agradecer  a Deus por mais um dia trabalho na Casa,  ela comentou sobre os pedidos feitos em sessões anteriores, que foram atendidos, relatando que faz suas cobranças,  e quando é atendida,  tem a humildade de reconhecer e agradecer. “Eu faço e defendo isso, porque vi em muitas situações pessoas que somente cobravam e criticavam, mas  quando eram atendidos não tinham a humildade de reconhecer”, frisou.

Publicidade

A vereadora disse que sua forma de trabalhar é essa, conversando e sem apontar o dedo ou acusar ninguém e completou que na Câmara não tem patrões, todos são adultos e responsáveis, e que estão na Casa para  trabalharem em prol do povo, afinal foram eleitos para isso.

Em outro momento, ela   disse que aguarda o retorno de  reivindicações feitas. “Acredito que ainda vai chover, mas  precisa melhorar pelos menos os pontos mais críticos das estradas vicinais, e aguardo, também pela abertura do Espaço Cidadão’, disse Zuleide, que  defendeu a alternância na ordem dos discursos  entre os vereadores de situação e posição, justificando que fica mais dinâmico.

A parlamentar também esclareceu que partes de seu discurso na sessão passada foram distorcidos.  “Fui procurada pela secretária de Assistência Social, em que está certa em querer esclarecer os fatos, porém levaram as informações para  ela de uma forma bem diferente, eu não falei em passagem negada, eu falei em carro negado, então tenham mais atenção para não levarem informações distorcidas. Como também esclareci com a secretária de Saúde, em relação ao menino com crise de epilepsia, que ao ouvir os dois lados, ao  meu ver  houve falhas de comunicação, e a partir de agora espero que isso seja solucionado”, explicou a vereadora.

O vereador Francisco José da Silva Sobrinho, o Chico Oseas,  iniciou agradecendo  por mais um dia trabalho e pelo fato do município estar sem casos ativos de covid.  Ele também agradeceu ao prefeito e ao vereador Marlon pelo pedido atendido, que a foi melhoria na estrada que liga o povoado Cajueiro a cidade de Conceição de Canindé.

O vereador repercutiu sobre uma postagem nas redes sociais em que compartilharam uma foto, tentando degrenir sua imagem e de seus colegas  de bancada Zuleide e Helim, em que se referia a eles como inúteis e que ambos não tinham projetos na Casa. “Inútil é aquela pessoa que sai falando o que não sabe só para se mostrar, então busca se informar para falar, porque se tivesse conhecimento saberia dos meu projetos aprovados nesta Casa, que executei com  recursos próprios, então procura se informar melhor e não sai postando besteiras em rede sociais”, respondeu.

Publicidade

Com relação as máquinas, o vereador disse que a reta escavadeira, falta apenas o pneu, e que acredita que tem como dar um jeito para começar a trabalhar nos reparos das estradas vicinais que são mais necessários e disse que  já hora de dar andamento nos trabalhos do município. “Já estamos em março, nunca parou de vir recursos,  então hora de fazer as coisas e parar com mimimi”, disse Chico Oseas, que completou falando que quando for preciso vai cobrar sim. “O povo nos elegeu para isso, e aqui é o lugar de fazermos nossas  reivindicações,   e sou tipo que cobro, mas se for atendido, sei reconhecer e agradecer”, ressaltou.

Antônio Rufino, o Tonhão,  iniciou justificou sua ausência na sessão anterior, e logo após cobrou sobre a transmissão da sessão que era feita pelo facebook da Câmara. Ele lamentou a perda da esposa de um amigo, o ex-vereador Lulu, quando se solidarizou com toda a família.

Em outro momento, o parlamentar  fez criticas sobre picuinhas que ouviu falar e disse que quem não puder ajudar,  que não atrapalhe. E agradeceu pelas chuvas registradas no município, repercutindo também sobre a situação das estradas, quando cobrou que devem ser tomadas as devidas providências.

 O vereador José Hélio dos Santos, o  Helim, também agradeceu por uma cobrança atendida, onde  foi  realizada a melhoria na saída da  Rua 07 de setembro para a BR- 407. “E assim que trabalhamos,  quando faz a gente tem que agradecer, ter a humildade de dizer, e quando for para cobrar, que sejam sobre coisas coerentes e não aquilo que não condiz com a realidade, então faz parte de nosso trabalho e fomos eleitos para isso”, disse.

Helim questionou sobre motoristas da ambulância e disse viu coisas que não são normais, afirmando que o veículo  dever ser conduzido por quem  seja qualificado.

Publicidade

Ele ainda se solidarizou com as pessoas que perderam seus entes queridos no município [….]. Em outro momento,  o parlamentar repercutiu sobre a pandemia e os efeitos que mesma tem causado na vida das pessoas.  E também sobre a situação das estradas vicinais, quando pediu ao gestor que faça alguns reparos pelos menos nos pontos mais críticos e  que  seja feito o roço na PI que liga ao povoado Cajueiro.

Dentre outros pontos, Helim, falou sobre as licenças prêmios que não estão sendo concedidas pelas atual gestão e disse que espera que isso seja revisto, porque é um direito do funcionário público. O parlamentar ainda falou sobre a postagem na rede social que envolvia também o seu nome, quando relatou que a pessoa nem mora no município e que acredita que a mesma nunca tenha estado na Casa Legislativa e portanto nem tem conhecimento sobre melhorias e projetos feitos  tanto por ele, como pelo vereador Chico Oseias. “Ela é uma pessoa totalmente sem conhecimento, que fala simplesmente para tentar difamar e ofender”, completou.

Ele finalizou agradecendo pelas chuvas e manifestou o desejo de que vacina chegue, quando ainda lembrou sobre a morte do senador  Major Olímpio causado pela Covid-19.

 

Fotos:

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS