Connect with us

POLÍTICA

Petistas estudam ação judicial para evitar que crise do Estado se agrave

Publicado

em

A equipe de transição do governo Wellington Dias (PT) entrega neste sábado (15) o relatório com os dados preliminares obtidos junto ao governo Zé Filho (PMDB) em relação a situação financeira do Estado. O novo governo já estuda medidas judiciais para responsabilizar gestores e afirma que os cortes que o governo Zé Filho vem fazendo não são suficientes.

Nesta sexta (14), o governador eleito anunciou que iniciará 2015 com cortes na folha de pagamento para adequar a administração às possibilidades financeiras do Estado.

Entre as informações que serão passadas pela equipe ao novo governador estão a necessidade de um ajuste fiscal. “Vamos entregar o relatório amanhã para o governador. Uma observação geral nos permite tranquilamente chegar a conclusão de que vamos ter que fazer um ajuste fiscal, reduzir despesas em relação a pessoal e custeio”, afirma o deputado Merlong Solano (PT), membro da comissão de transição.

As medidas que estão sendo tomadas pelo governador Zé Filho não são suficientes, de acordo com a avaliação do deputado. Ele explica que foi constatado que o governo não vem empenhando o pagamento do pessoal inativo e isso pesa no cálculo. “Os ajustes que estão sendo feitos parecem ser insuficientes”, diz.

Os cortes anunciados pelo novo governo, segundo Merlong, são necessários para recuperar a capacidade de investimento do Estado junto ao governo federal. “O Piauí precisa sair da lista de inadimplentes para poder receber de novo as transferências federais, recuperando, assim, seus investimentos”, explica.

Publicidade

Diante das dificuldades financeiras herdadas, Wellington Dias não medirá esforços para responsabilizar os gestores. “Todas as medidas legais que possibilitem recuperar mais rapidamente a governabilidade serão adotadas. Não vamos deixar de utilizar nenhum recurso jurídico para isso”, afirma Merlong.

Fonte Cidade Verde

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS