Connect with us

POLÍTICA

Piauí registra recorde de candidatos a deputado estadual em 2014

Publicado

em

A briga por um dos 30 assentos no plenário da Assembleia Legislativa do Piauí em 2014 será acirrada. Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE/PI), 245 pessoas solicitaram registro de candidaturas para o pleito que acontecerá dia 5 de outubro. O número é um recorde desde as últimas seis eleições. Só para se ter uma ideia, a quantidade de candidatos em 2014 é mais que o dobro do que o registrado em 1994, há vinte anos.
Naquele pleito, o TRE deferiu 119 registros de candidatura. Para chegar à vitória, o candidato enfrentará uma concorrência de 8,1 postulantes por vaga. Ao longo dos anos, o número de pessoas que tentam virar deputado estadual só aumenta. A exceção foi entre os anos de 2002 e 2006, quando os registros de candidaturas caíram de 187 para 180. Em 1994, foram 119 candidatos; em 1998 o TRE registrou 174; já em 2010, o número chegou a 225.
O TRE esclarece que o número pode ser sofrer alterações para menos, já que os pedidos de registros ainda precisam ser apreciados pela Corte Eleitoral até o dia 21 de agosto. O prazo para pedido de impugnação – seja por partidos, coligações ou pelo Ministério Público Eleitoral – terminou no dia 15 de julho. Os partidos políticos e as coligações que disputarão as Eleições 2014 tiveram até às 19h do dia 5 de julho para pedir o registro de candidatura.
Para isso, deveriam apresentar o pedido obrigatoriamente em meio magnético gerado pelo Sistema de Candidaturas desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral, acompanhado das vias impressas dos formulários Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários (DRAP) e Requerimento de Registro de Candidatura (RRC), emitidos pelo sistema e assinados pelos requerentes.
VOTAÇÃO
Na última eleição, para um candidato a deputado estadual ser eleito sem depender do quociente eleitoral (divisão do total de votos válidos atribuídos aos candidatos e partidos), eram necessários 56.958 mil votos. Naquele pleito foram contabilizados 1.708.755 votos válidos. Apenas a então deputada Lilian Martins bateu a marca com 66.529 mil votos.
Entre os benefícios em ser deputado estadual estão, além da imunidade parlamentar, um salário bruto no valor de R$ 20 mil e outros R$ 45 mil de verba indenizatória, esta destinada para o pagamento de despesas dos parlamentares como passagens aéreas.
Diário do Povo
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS