Connect with us

POLÍTICA

PL de Carlos Augusto aprovado pelo governo aumenta limite de idade para ingresso na PM e reforça policiamento no Piauí

Publicado

em

A Lei nº 7.427 sancionada pelo governo do Piauí, que aumenta o limite de idade, de 35 anos, para ingresso na PM e também o tempo de permanência dos policiais do núcleo de voluntário da reserva remunerada, que passa a ser até os 68 anos, tem facilitado o trabalho da Polícia Militar no Piauí.

A proposta para aumento do limite de idade é do PL de autoria do deputado estadual Coronel Carlos Augusto (MDB), que foi apresentado e aprovado no dia 08 de dezembro de 2020, na Assembleia Legislativa do Estado do Piauí. Anteriormente a lei permitia ingresso de pessoa com idade de até no máximo 33 anos.

Carlos Augusto destaca que o limite de idade facilita ingresso na corporação e consequentemente melhora o trabalho do policiamento no Piauí.

“Uma iniciativa que visa sempre reforçar nossa polícia e a segurança do Piauí. Isso proporciona mais oportunidades ainda aos cidadãos que sonham em ser policiais e para aqueles que já estão na corporação podem continuar integrando por exemplo, no setor administrativo, que de certa forma contribui para o policiamento ostensivo e preventivo”, pontua o deputado.

Policial militar, capitão Gilson Xavier, comandante da 2ª Companhia da PM em Fronteiras, pertencente ao 4º BPM de Picos, ressalta que a medida elenca o Piauí como um  dos primeiros estados a beneficiar pessoas que sonham em ingressar na Polícia Militar.

Publicidade

“O meu posicionamento quanto ao ingresso na PMPI aumentando o limite da idade é que o estado do Piauí é um dos primeiros estados que sanciona esta lei que vem para beneficiar a todos os interessados que desejam ingressar nas fileiras da corporação, pois a expectativa de vida do brasileiro aumentou, e logo faz-se necessário que a nossa legislação se adeque a essa realidade”, destacou.

Outro posicionamento do comandante de Fronteiras é sobre a permanência do policial militar no núcleo de voluntários da reserva remunerada com idade máxima de até 68 anos. “Trata-se de uma mão de obra qualificada de policiais que irão executar esse serviço na parte administrativa, bem como trabalhos que são desenvolvidos por policiais que podem estar na nossa atividade fim que é o policiamento ostensivo e preventivo”, concluiu.

Conforme critérios, para efetuar a inscrição na realização de concurso para PM-PI, o profissional deverá ser brasileiro nato; ter idade mínima de 21 anos e máxima de 35 anos no período de inscrição, ter altura mínima de 1,60m para homem e 1,55m para mulher, dentre outros requisitos.

Facebook

MAIS ACESSADAS