Connect with us

POLÍTICA

PMDB e PSB disputam vaga no Tribunal de Contas do Estado

Publicado

em

[ad#336×280]Com a aposentadoria do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Anfrísio Castelo Branco, após 20 anos no cargo, caberá a Assembleia Legislativa realizar a escolha do substituto do conselheiro por meio de uma eleição. Nos bastidores da Casa, políticos dos maiores partidos do Estado já se mobilizam em busca de acordos para indicação do nome para vaga.

A previsão é que a eleição ocorra apenas no próximo ano, mas nos bastidores da Casa comentase que PMDB e PSB estão na disputada pela vaga. O PMDB foi o partido que elegeu a maior bancada para o legislativo do próximo ano e consequentemente terá mais força nas decisões da Casa. A legenda terá seis deputados estaduais. O mais cotado para ser indicado a vaga é o presidente da Assembleia Legislativa, Themístocles Filho (PMDB). O peemedebista, entretanto, já teve as contas reprovadas pelo órgão, o que pode lhe impedir de disputar a vaga.
Na disputa pela vaga, o PMDB terá pela frente o interesse de deputados do PSB que também se articulam visando à eleição. No pleito eleitoral deste ano, o PSB conseguiu eleger três deputados estaduais. No PSB, o nome mais comentado é do deputado Wilson Brandão o campeão de votos nesta eleição.
O processo de eleição só será iniciado após o TCE-PI realizar oficialmente o anuncio de vacância do cargo à Assembleia Legislativa.
Após ser comunicada, a Mesa Diretora da Casa divulgará edital e posteriormente as inscrições serão abertas. Os candidatos serão sabatinados pelos parlamentares, que logo depois seguirão para uma votação secreta.
Até o momento, PMDB e PSB encontram-se na coligação de partidos que fizeram oposição ao governador eleito Wellington Dias (PT) durante a eleição deste ano. O PMDB já sinalizou o interesse em retomar os diálogos com o petista. No caso do PSB, as duas legendas ainda se enfrentam no segundo turno pela presidência da República, após o PSB anunciar apoio oficial ao candidato Aécio Neves (PSDB).

Por: Lídia Brito – Jornal O Dia

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS