Prefeito é investigado pelo TJ acusado de usar notas frias para ‘maquiar’ prestação de contas
Publicado por: Odaliana Carvalho Veloso | Data: 11/01/16

Prefeito é investigado pelo TJ acusado de usar notas frias para ‘maquiar’ prestação de contas

Foi instaurado pelo Tribunal de Justiça do Piauí inquérito policial com o objetivo de investigar o possível envolvimento do prefeito José Evangelista da Rocha (PDT), conhecido “Zé Filho”, de Betânia do Piauí, na utilização de notas fiscais inidôneas para “maquiar” a prestação de contas e, assim, ocultar dos órgãos de controle o desvio de recursos públicos.

O prefeito caso seja comprovado, poderá ser denunciado pelo crimes previstos no art.1°, inciso I, do Decreto Lei 201/67 (apropriar-se de bens ou rendas públicas, ou desviá-los em proveito próprio ou alheio) e nos artigos 288 (quadrilha), 299 (falsidade ideológica) e 304 (uso de documento falso) do Código Penal. As notas teriam sido fornecidas pela quadrilha especializada desarticulada em 2011 pela Operação Geleira, da Polícia Federal.

O inquérito foi instaurado em 06 de janeiro de 2016 e distribuído a 1ª Câmara Especializada Criminal do Tribunal de Justiça do Piauí. O desembargador Pedro de Alcântara Macedo foi sorteado e será o relator.

Operação Geleira

A Operação Geleira foi deflagrada no dia 19 de janeiro de 2011 e resultou no cumprimento de 84 mandados de busca e apreensão e 32 mandados de prisão temporária contra várias pessoas, entre elas sete prefeitos municipais e um ex-prefeito.

As investigações identificaram a existência de uma organização criminosa especializada em desvio de recursos públicos das prefeituras municipais do estado do Piauí, mediante a utilização de empresas inexistentes (fantasmas) com a emissão de notas fiscais inidôneas (“frias”, “calçadas” e superfaturas), utilizadas para justificar a aplicação desses recursos junto aos órgãos de controle.

Outro lado

O GP1 procurou o prefeito Zé Filho, através de seu telefone celular, mas as ligações não foram completadas. Foi tentado também contato com a prefeitura, no entanto as ligações não foram atendidas.

 

GP1

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

POLÍTICA

Ciro reage após rompimento entre o deputado B. Sá Filho e o governador

O presidente nacional do Progressistas, senador Ciro Nogueira, se manifestou após rompimento político entre o grupo do deputado B. Sá filho e o governador Wellington Dias (PT). Ciro diz que

POLÍTICA

MPF abre investigação contra conselheiro do TCE Luciano Nunes

O Ministério Público Federal no Piauí (MPF-PI), por meio do procurador eleitoral auxiliar, Marco Túlio Lustosa Caminha, instaurou no dia 12 de setembro um Procedimento Preparatório Eleitoral para investigar o

POLÍTICA

Prefeitos pedem destravamento de obras do Minha Casa, Minha Vida

A Confederação Nacional dos Municípios pediu ao governo federal o destravamento de obras e contratos do programa Minha Casa, Minha Vida. O pedido foi feito pelo presidente da entidade, Glademir