Connect with us

POLÍTICA

Presidente da APPM quer cronograma para municípios se adequarem as mudanças do ICMS

Publicado

em

Novo presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), Toninho de Caridade (PSD) defende um maior entendimento entre o Governo do Estado e as prefeituras quanto às mudanças na distribuição do percentual da arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) que os municípios têm direito. 

“Queremos que haja um cronograma para que os municípios se programem e façam as ações que serão avaliadas para que não pegue ninguém de ‘calça curta’, para poder se preparar para essas ações e fazer, porque hoje vai receber quem tiver produtividade, vai favorecer ainda mais o incremento da receita”, disse o gestor. 

Ainda no ano passado, a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) aprovou uma nova lei estabelecendo critérios para distribuição dos ICMS Educação, Saúde e Ecológico. A medida é uma adequação às normativas do Novo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Novo Fundeb) estabelecidas pelo Governo Federal. 

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

Apesar de avaliar que as mudanças podem incrementar as receitas municipais a depender das ações públicas nas áreas de saúde e educação, o presidente da APPM entende que faltou mais diálogo com as prefeituras acerca da aplicação da nova regra de repartição do ICMS, que passou a valer em 2023. 

“Muitos não tiveram conhecimento de como seria avaliado, acho que faltou um pouco mais de discussão. Na educação foi avaliado apenas o 1° quadrimestre, então quando você avalia o início e não avalia no final, não dá tempo para se fortalecer e tentar aumentar as suas ações para atingir uma média maior”, afirmou o prefeito de Caridade do Piauí.

“Os municípios que se adequaram e que fizeram suas ações, não terão perda, pelo contrário, terão incrementos. Mesmo os municípios que são de maior projeção, como Teresina e outros que hoje estão perdendo, quando eles fizerem essas ações eles irão recuperar”

Publicidade

Toninho Caridade (PSD) foi eleito presidente da APPM em dezembro de 2022, ao derrotar o prefeito de Francinópolis e atual mandatário da entidade, Paulo César (PP). A nova diretoria foi empossada na última terça-feira (3), ocasião em que foi reafirmado o compromisso em fortalecer as parcerias entre as gestões municipais e os governos federal e estadual.

Fonte: Cidade Verde

Facebook

MAIS ACESSADAS