Connect with us

POLÍTICA

1ª sessão ordinária de 2019 é realizada em Vila Nova com a presença do prefeito Edilson; veja o que foi discutido

Publicado

em

Na manhã desta última sexta-feira, dia 22, aconteceu na Câmara Municipal de vereadores de Vila Nova do Piauí a primeira sessão ordinária do ano de 2019, presidida pelo jovem e renomado vereador Adonelys Araújo. Participaram da sessão todos os vereadores de situação, exceto do vereador Roberto Moura, tendo a sua ausência justificada, e a vereadora de oposição Adenilda Bento que representou a oposição não acompanhada por Luís Acelino que também não esteve presente.

 A sessão foi marcada pela presença de além das autoridades políticas municipais, por grande parte dos professores e demais populares vila-noveneses, pela aprovação de projetos de lei, requerimentos aprovados, discussões acerca do andamento dos trabalhos legislativos e esclarecimentos feitos pelo assessor jurídico José Júnior e destacada pela fala do prefeito Edilson Brito que relatou sobre as atividades nos diferentes setores já realizadas e abordou sobre aquelas que já estão sendo providenciadas para fazer parte do município.

Apresentada a pauta do dia, foram apresentados e votados dois projetos de lei, sendo o de número 06/2019 que dispõe sobre o reajuste do Piso Salarial dos professores da Rede Municipal de Educação de Vila Nova do Piauí para o ano de 2019 e dá outras providências e o 07/2019 que altera a lei Municipal número 154/2013 criando novos padrões de vencimento e de gratificação e dá outras providências.

Ambos os projetos foram aprovados pelos cinco vereadores de situação presentes e a sessão foi dada procedência com a apresentação e votação dos requerimentos feitos pela vereadora Maria das Dores e pelo vereador Adelino Oliveira, sendo estes aprovados por cinco votos a favor, estes referentes aos votos dos vereadores de situação presentes no plenário e uma abstenção referente ao voto da vereadora de oposição.

Posteriormente, foi dado início aos discursos dos vereadores. Severo Sousa agradeceu a Deus pela oportunidade de estar ativo nos trabalhos legislativos.

O vereador, Adelino Oliveira, também agradeceu a Deus por proporcionar o retorno dos trabalhos e frisou a importância de votar a favor daquilo que venha a beneficiar o povo. Abordou sobre a sua trajetória politica de quando foi vereador de oposição e como executava as suas ações de vereador e reafirmou a sua disposição de trabalhar pelo município.

Publicidade

O vereador, Deijano Lima também proferiu as suas palavras de agradecimento pelo retorno dos trabalhos, assim como também enfatizou a sua disponibilidade em executar as suas devidas incumbências de ser vereador.

O parlamentar, Flávio Sousa, destacou sobre a necessidade e importância dos projetos votados pata a classe envolvido e relatou sobre os requerimentos propostos em sessão pelos colegas e pelo que ainda deseja alcançar em projetos para serem desenvolvidos na cidade.

A vereadora Maria das Dores, falou sobre o real papel do vereador e expressou a sua gratidão em representar o povo que nela confiaram para representa-los politicamente. Adenilda Bento ressaltou sobre o seu papel de oposição e sobre o seu compromisso em desenvolvê-lo.

Em seguida, o vice-prefeito Antônio Tiago parabenizou a câmara pelo exemplar trabalho que vem desenvolvendo, comentou sobre a importância para o município dos requerimentos já apresentados anteriormente e pelos votados em sessão e abordou sobre a sua credibilidade confiada aos vereadores que estão atuantes e determinados no município.

Edilson Brito iniciou a sua fala agradecendo a Deus pela força constante dada a ele para seguir lutando pelo melhor de Vila Nova e  descreveu algumas ações já realizadas na cidade durante a sua gestão nos diferentes setores, saúde, assistência e educação, assim como aquelas que já estão sendo providenciadas.

Publicidade

Na saúde citou a conquista de viabilizar a coleta de sangue para a realização de exames realizada no povoado São João Batista e a previsão para levar esse atendimento especializado para Cacimbas e falou sobre a equiparação da UBAS da localidade São Carlos que já foram adquiridos os matérias e aparelhos necessários, estando no aguardo apenas de alguns trâmites legais. Além desses, destacou sobre a construção de consultório odontológico e de fisioterapia também no povoado São João Batista como meta bem próxima a ser cumprida,  acrescentando que a partir de março o médico doutor Gerônimo ficará sobre aviso nos dias de segunda, quinta, sexta e sábado. O prefeito também destacou a existência de uma casa de apoio em Teresina, disponível para receber todos os vila-novenses que precisarem de hospedagem na capital, assim como frisou  a existência de refeições fornecidas para os que lá estão e também enfatizou a presença  de uma pessoa com total disponibilidade de acompanhar quem lá está, para resolver as suas questões, destacou a atenção dada às grávidas e a garantia de três ultrassons ofertadas pelo município durante a gestação .

Edilson ainda destacou a qualidade da educação vila-novense e a competência dos professores do município, e disse “eu como gestor nunca e jamais irei negar aumento que seja de direito dos professores, jamais iremos negar qualquer direito a qualquer servidor público municipal”.

Sobre outras ações realizadas na cidade, segundo ele, foram feitos 372m2 de calçamento com dinheiro do IPTU, e que muito das autoridades estaduais estão sendo solicitadas.

Na agricultura, ressaltou sobre a contribuição pública já paga para a entrega do Seguro Safra e frisou sobre as atividades que vêm sendo desenvolvidas para se adquirir o ICMS Ecológico, assim como listou a importância desta conquista para o desenvolvimento do município.

O prefeito comentou que está sendo aguardado o recebimento de uma van destinada à Secretaria de Saúde, destacou a busca pela reforma do mercado do povoado São João Batista e por mais calçamentos na sede. Na sua fala, ainda destacou a luta incessante por mais iluminação pública e ressaltou sobre a sua total disponibilidade e compromisso em ajudar o povo no que for preciso e parabenizou aos vereadores pelo que vem sendo desenvolvido com a atuação dos mesmos e finalizou a sua fala.

Publicidade

Ao término, Adonelys expressou em sua fala a valorização do profissional professor, reafirmou o papel da Câmara de Vila Nova em defender os direitos dessa classe trabalhista, agradeceu aos integrantes das atividades legislativas, reforçou o pedido ao prefeito de uma academia pública no Povoado São João Batista, destacou a importância da criação e pleno funcionamento da comissão legislativa que será criada na próxima sessão, expressou o seu desejo de sempre trabalhar com um sentimento conjunto harmônico e finalizou a sessão.

Veja todas as fotos abaixo:


 

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS