Connect with us

POLÍTICA

Programas de qualificação profissional do governo serão resgatados

Publicado

em

Através da Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo do Piauí (Setre), o Governo do Estado irá resgatar os Programas de qualificação social e profissional que capacitam e abrem as portas do mercado de trabalho a milhares de piauienses. Pelo menos três projetos de grande alcance popular, que se encontram parados ou apenas tiveram início, voltarão à ativa no ano de 2015.

O foco inicial da Diretoria de Qualificação Social e Profissional da Setre, responsável pela execução dos Programas, é dar continuidade ao Pró-Catador, projeto que visa à extinção dos depósitos de lixo a céu aberto, além da implantação e incentivo de cooperativas que trabalham com a reciclagem de materiais. A primeira etapa está concluída. O mapeamento dos 224 municípios do Estado foi realizado, com o público-alvo identificado, cadastrado e inscrições finalizadas.

“Logo seguiremos com a segunda etapa, na qual os catadores e catadoras de materiais recicláveis serão capacitados em suas cooperativas e associações. A partir daí, passarão a gerar sua própria renda. Ao final do projeto, cerca de 300 empreendimentos econômicos solidários serão gerados e um total de 15 mil pessoas será beneficiado”, esclarece a diretora de Qualificação, Carla Soares.

A equipe da Diretoria de Qualificação, junto ao secretário interino do Trabalho e Empreendedorismo, Anderson Samir, e o deputado estadual Gessivaldo Isaías, que vem acompanhando o andamento das ações na Setre, buscam meios de também dar prosseguimento, o mais breve possível, aos Programas Qualifica Piauí (caminhões itinerantes) e Planteq (Pronatec).

Em reunião realizada a fim de discutir o resgate e inovações que venham a complementar os programas, o secretário deu total apoio e concedeu o aval para que as providências sejam tomadas. “São projetos muito importantes que suprem uma das maiores necessidades da nossa população. Hoje, a falta de qualificação é o maior fator responsável pelo desemprego. Uma vez apto, o trabalhador possui mais oportunidades de gerar emprego e renda, seja por meio do trabalho formal ou do empreendedorismo”, aponta o gestor.

Publicidade

Para obter informações precisas sobre a continuidade e desenvolvimento dos programas a partir deste ano, a diretora Carla Soares irá ao Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), em Brasília, reunir-se com o Departamento de Políticas Públicas (DPP). A intenção é retornar ao Estado com novas ideias a serem implementadas e projetos que cada vez mais capacitem os jovens e trabalhadores piauienses.

Fonte: Governo PI

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS