Connect with us

Legislativo em Foco

Projeto de Lei é aprovado em sessão da Câmara de Patos do PI

Publicado

em

A Câmara Municipal de Patos do Piauí realizou no sábado, 24,  mais uma sessão ordinária. Os trabalhos foram presididos pela vereadora Zuleide Valdete da Costa, presidente da mesa diretora da Casa.

Na sessão, foi votado e aprovado  o Projeto de Lei nº 12\2019, que abre crédito adicional suplementar e especial por anulação de dotação do orçamento vigente.

De acordo com o texto, fica aberto no orçamento vigente um crédito adicional  por anulação de dotação na importância  de R$ 633 mil reais, descrito para serviços das Secretarias de Administração e Finanças, Educação e Saúde.

Na mesma sessão,  foi apresentado o PL 011\2019, que dispõe sobre  a criação  de vagas no quadro de pessoal do município de Patos, que  passarão a pertencer à estrutura administrativa. O projeto foi encaminhado para as Comissões.

No segundo expediente, os vereadores se pronunciaram. O primeiro foi vereador José Hélio, o Helim, que iniciou justificando a ausência na sessão passada. “Eu meus colegas de bancada,  fomos para um evento com nossa deputada, ocasião em que reivindicamos melhorias para nosso município. E ela  não garantiu tudo o que  pedimos, mas algumas coisas afirmou que  saem  no próximo ano”, disse.

Publicidade

O vereador ainda falou  sobre a postura adotada diante da ausência da bancada da situação na Câmara e disse que faltou  respeito aos parlamentares. “Fotografaram a bancada da situação vazia e divulgaram   nas redes sociais. Nos faltamos por motivo justo. E a pessoa que postou a foto não tem moral  nenhuma para isso, chega a  faltar duas sessões  no mês, o que  nem é permitido é, e nem por isso saímos divulgando foto, então foi uma situação  chata, fazendo chacota de coisa séria”, desabafou.

O vereador Marlon Costa, iniciou  lamentando uma postagem nas redes sociais que criticou  os vereadores.  “Uma pessoa  postou no Facebook sobre a falta de energia, e disse que no povoado Cajueiro tinha quatro vereadores e um vice-prefeito e ninguém fazia nada, que serviam apenas para receber o dinheiro. E  agente lamenta muito essa postura, porque  leva a população a entender que aquilo esteja acontecendo. Sabemos da responsabilidade de cada parlamentar em sempre buscamos  o melhor para este município, e não somos Deus para impedir que a energia falte”, disse.

Marlon ainda  enfatizou que muitas vezes o população  não sabe  qual é papel vereador.  E por fim, ele ainda reforçou a cobrança sobre o concerto do boeiro da estrada do Baixio.

Antônio Rufino, o Tonhão,  também,  repercutiu sobre a ausência na sessão passada, quando afirmou o encontro com a deputada foi produtivo. Ele ainda  lamentou a postura adotada diante da ausência dos vereadores da situação. “A gente vê umas coisas e não tem como ficar satisfeito.  Respeitamos a ausência de  todos os vereadores,  mas não  respeitaram a  nossa falta  na sessão passada”, disse.

Tonhão que é o vereador com mais mandatos na Casa, disse que nunca viu  tanta picuinha em suas legislações como  agora.   ” O telefono é bom, mas não é para colocar toda besteira, queimando nossa imagem, em outros municípios as pessoas comentando sobre a situação. Vamos trabalhar,  buscar as melhorias e não tomar essas atitudes. Peço como amigo vamos acabar com isso,   e ter uma parceria sadia”, finalizou.

Publicidade

O parlamentar Wilson Vieira,  reivindicou sobre os serviços do municípios. “O  carro do lixo não está  passando, frenquentemente, e quando isso acontece as pessoas começam a jogar  lixo nas ruas e nas margens da BR. Outra questão é distribuição da água do carro pipa,  para não  alternar o local de abastecer,  pois o local certo é na ETA”, cobrou.

Chico Oséas, disse que em relação ao conserto da estrada cobrado pelo vereador Marlon, é um descaso, pois já teve muito tempo para fazer.  Ele também criticou algumas  postura adotada adotada  na Casa. Tem  muito anuncio  de um  cidadão, que pensa em ir atrás e já chega aqui falando que conseguiu as  coisas que nunca apareceram, então é uma  falta de respeito, com os colegas e com o município, fazendo dos outros bestas, anunciando uma coisa que nunca veio”, disse.

Ele ainda agradeceu pela colaboração de todos, pela amizade.  E frisou que admira a posição da oposição onde alguns já conseguiram importantes benefícios para o município.

Luzitânia dos Reis, a Taninha,  cobrou do Poder Executivo, que tome providências  sobre a pipa que está abastecendo  a população e sobre a coleta do lixo que não está sendo feita com frequência.  Como também, o gestão quite a dívida com o banco, por  estar impossibilitando  os servidores de  fazer empréstimos.

Ela ainda disse que  não medo de denúncia e nem ameças.  E ressaltou que  foi eleita para representar o povo e fiscalizar os serviços públicos e não para compactuar com corrupção.

Publicidade

O  vereador Adalberto Lopes,  também repercutiu sobre o encontro com a deputada Marina Santos em Picos, no qual,  coincidiu com o horário da sessão.  “A deputada nos convidou e fomos  em busca de recursos para nosso município, como representantes do povo não podíamos  deixar de atender ao seu chamando e buscar melhorias para o município”, explicou.

Ele ainda falou sobre a postagem  na rede social criticando os parlamentares pela falta de energia.  ” Eu repúdio veementemente essa pessoa, porque não somos dono da Cepisa e somos conhecedores da mudança que houve, e acreditamos que vai melhor, porque em todos os municípios que a gente passa a empresa está fazendo manutença nas redes de energia”, afirmou.

“Estamos no segundo período legislativo e peço a Deus que tenhamos coragem para trabalhar e que possamos aprovar os projetos que venham melhorar  a vida de cada um patoense, porque é esse nosso papel, é esse o compromisso que temos com a população”, destacou  Adalberto.

A vereadora Zuleide Costa, presidente da mesa diretora da Casa, foi a última a se pronunciar. “Na sessão passada, falei sobre respeito para com o outro, e vou repetir.  No grupo Câmara , não está havendo respeito de um colega para com o outro, e devido a isso, o mesmo ficará restrito apenas ao administrador, quando alguém  quiser enviar  alguma mensagem importante, envia para secretária da Casa e ela compartilhará no grupo”, informou.

Zuleide ainda informou que as obras de construções de banheiros  na localidade Bom Jardim está fase  de conclusão. E que as obras da USB e da quadra poliesportiva  tem a previsão de iniciar no mês de setembro.  “Nossa localidade precisa muito, será um grande benefício para nossa região”, destacou ela,  parabenizando o prefeito municipal.

Publicidade

Por fim, a vereadora disse que vai regularizar a gravação das sessões e que  vai ser criado uma página própria no Facebook da Casa Legislativa para ampliar a divulgação e repassar realmente como  acontece  as sessões.

 

Veja fotos:

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS