Connect with us

Belém do Piauí

Projeto que institui Dia do Católico em Belém do Piauí é aprovado na Câmara

Publicado

em

A Câmara Municipal de Belém do Piauí aprovou, na sessão desta sexta-feira (20) o projeto de lei que institui 12 de dezembro como o Dia do Católico no âmbito do município. A proposta é de autoria do vereador Bernardino Geraldo de Carvalho (PMDB).

Segundo o autor, na justificativa, o catolicismo apostólico romano é, atualmente, a maior religião do Brasil, ativa no país desde o período pré-colonial, quando foi introduzida por missionários que acompanhavam os colonizadores portugueses. “A Igreja Católica exerce grande influência nos aspectos políticos, social e cultural dos brasileiros. […] E por reconhecer o importante papel que os católicos atuam, como nas áreas de educação e saúde, é que propomos o presente projeto de lei”, disse.

Vereador Bernardino, autor do projeto de lei

Vereador Bernardino, autor do projeto de lei

Ainda segundo informou o parlamentar, o Brasil é considerado o maior país do mundo em número de católicos nominais, com 64,6% da população brasileira declarando-se católica, dados do Censo do IBGE de 2010. “Em Belém do Piauí, há muitos anos é comemorada a Festa de São José, santo padroeiro de nosso município, data que é feriado municipal”, salientou.

O dia 12 de dezembro é véspera do aniversário do município, período em que, anualmente, o governo municipal promove uma ampla programação cultural, festiva, esportiva, cívica e religiosa. “No dia 12 de dezembro, dentro da programação alusiva ao aniversário do nosso município, já são promovidas atividades voltadas ao público católico. Dessa forma, propomos que esta data seja então oficializada como o Dia do Católico”, pontuou.

Aprovado em plenário, por unanimidade, o projeto segue agora para a sanção da prefeita Débora Carvalho (PSB).

Publicidade

DSC_0015 DSC_0010 DSC_0009 DSC_0007 DSC_0011

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS