Connect with us

POLÍTICA

PT poderá apoiar Marcelo Castro, ex-ministro Dilma, para a presidência da Câmara dos Deputados

Publicado

em

Após mais de quatro horas de reunião na sede do PT nesta segunda-feira, a bancada decidiu não apoiar a candidatura do deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) para presidente da Câmara. No segundo turno, porém, os petistas não descartam apoiá-lo caso ele dispute contra Rogério Rosso (PSD-DF), candidato do centrão ligado a Eduardo Cunha. Esse, aliás, foi o único pedido do ex-presidente Lula. Que, independentemente do candidato escolhido pelos deputados, que não apoiassem alguém ligado a Cunha.

Para o primeiro turno, o nome visto com mais simpatia no partido é o de Marcelo Castro (PMDB-PI), ex-ministro da Saúde do governo da presidente afastada Dilma Rousseff e que votou contra o impeachment.

Ficou definido que os petistas vão apoiar deputados que votaram contra o impeachment, ainda que suas legendas tenham encaminhado posição diferente. É o caso de Castro, que não seguiu a posição majoritária do PMDB.

Antes de decidir quem apoiar, o PT vai esperar a definição da bancada do PMDB, que se reúne na manhã desta terça-feira para decidir se lançará algum candidato ou se apoiará Rosso, nome apoiado pelo centrão, que forma a maioria da base do governo interino de Michel Temer.

Marcelo Castro disse a petistas, em encontros na semana passada, que conseguiria se viabilizar como candidato e que partiria de cerca de 40 apoios dentro do partido. O PT se reunirá novamente nesta terça-feira para bater o martelo.

Publicidade

– Teve muita discussão, mas a posição unificada é que a bancada vai procurar partidos e parlamentares que votaram contra o golpe. Pela resolução aprovada Rodrigo Maia está descartado – disse o deputado José Guimarães (PT-CE).

Já o deputado Carlos Zarattini (PT-SP) disse que não se pode definir quem apoiar antes dos partidos decidirem que candidatos lançarão. Ele é um dos que não descarta o nome de Maia:

– Como vamos apoiar o Rodrigo sem que DEM e PSDB firmem posição? Marcelo Castro sem que o PMDB decida? Como não temos candidato, os partidos deles têm que colocar o nome deles primeiro. Vamos esperar amanhã de manhã a reunião do PMDB – afirmou.

O presidente do partido, Rui Falcão, também participou da reunião e se mostrou contrário ao apoio a Rodrigo Maia.

Parte da bancada petista ainda defende apoiar Maia na eleição desta quarta-feira, mas há uma corrente no PT muito crítica a esta possibilidade por Maia ser do DEM, um dos partidos que lideraram o processo de impeachment. Entre os mais contrários a esta ideia está o ex-governador do Rio Grande do Sul Tarso Genro. Maia também sempre foi oposição ao PT, mas não teria sido um nome vetado pelo ex-presidente Lula para a disputa.

Publicidade

Outro que criticou o apoio a Maia foi Francisco Rocha, um dos fundadores do partido e coordenador de uma das principais correntes internas do PT. No Twitter, ele fez um apelo aos petistas para que não apoiem a candidatura do deputado e disse ter recebido muitas manifestações nesse sentido da militância do PT.

Apesar da definição na reunião de bancada, petistas dizem que o partido não deve colocar uma “camisa de força” nos seus próprios quadros.

– O processo está aberto, o PT também não precisa criar uma corda para que a gente se enrole nela mesma – disse o ex-ministro Patrus Ananias (PT-MG).

Apesar da definição da maioria, deputados contaram que “nada é consenso no PT”. Há ainda uma minoria que defende pacto com outros candidatos: além de Maia, Fernando Giacobo (PR-PR), que na prática é quem tem presidido as sessões da Câmara na interinidade de Waldir Maranhão (PP-MA).

Sobre a possibilidade de apoiar Rodrigo Maia num eventual segundo turno entre ele e Rosso, o deputado Wadih Damous (PT-RJ) disse que anularia o seu voto:

Publicidade

– Pois eu já adianto a minha posição. Se for esse segundo turno eu anulo o meu voto.

Na noite desta terça-feira, a bancada do DEM anunciou, por meio de nota, que decidiu indicar o nome de Maia para a presidência da Câmara.

Fonte: O Globo 

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS