Connect with us

POLÍTICA

Quase metade dos deputados é favorável ao impeachment, diz Datafolha

Publicado

em

Quase metade dos 513 deputados da Câmara é favorável ao impeachment da presidente Dilma Rousseff, mostra a mais recente pesquisa do Instituto Datafolha sobre o tema, divulgada nesta segunda-feira (21). Apesar disso, o número está distante dos dois terços necessários para que o processo contra a petista seja aprovado e siga para julgamento no Senado.

De acordo com o levantamento, que ouviu os parlamentares entre 7 e 18 de dezembro, 42% dos deputados votariam hoje em prol do impeachment – 215 políticos –, número superior aos 31% contrários ao processo – 159. Seriam necessários, portanto, mais 127 votos favoráveis ao impedimento para que ele seguisse em frente, com um total de 342 votos.

O fato de 27%, ou 138 parlamentares, terem optado por não responder a pesquisa mostra que o período de recesso será de busca de votos contra e a favor da presidente nas próximas semanas – algo complicado para ambos os lados.

A pesquisa mostra que, mesmo dentro de sua base aliada, a presidente tem problemas em relação ao apoio no processo. Isso porque 26% dos deputados filiados aos partidos aliados – 33% quando analisados somente aqueles do PMDB – são favoráveis ao impeachment.

No levantamento anterior, de outubro, 39% eram a favor do processo contra Dilma, enquanto 32%, contrários a ele.

Publicidade

Fonte: IG

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS