Connect with us

POLÍTICA

Redução de zonas pode incentivar transporte ilegal de eleitores, alerta promotor do Piauí

Publicado

em

Entidades nacionais estudam uma forma judicial para recorrer da decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que reduz o número de zonas eleitorais em todo o País. Em entrevista no Acorda Piauí, da Rádio Cidade Verde, o presidente da Associação Piauiense do Ministério Público (APMP), Glécio Setúbal, alertou para os problemas que a medida pode gerar, inclusive o transporte ilegal de eleitores.

“Se você coloca um município que hoje é vinculado a uma zona eleitoral de 10 quilômetros de distância, e essa zona deixar de existir e passar para uma zona vizinha a 50 quilômetros, como é que fica o deslocamento desse eleitor?”, questionou o promotor de Justiça.

Perguntado sobre a chance do transporte ilegal de eleitores crescer, Setúbal afirmou primeiro acreditar que os políticos também são contra a redução das zonas eleitorais, mas depois admitiu que a medida pode ser um estímulo não só a essa ilegalidade, mas também aos que preferem não votar. “Nós sabemos que a população piauiense é carente. A maioria vai necessitar desse apoio. E isso vai de fato desestimular até a vontade de o eleitor ir às urnas”.

http://cidadeverde.com/assets/uploads/noticias/66e160276820b0c4706ee69187890e34.jpg

Outro problema que deve ocorrer com a redução das zonas eleitorais diz respeito ao próprio trabalho dos promotores de Justiça. “Não existindo uma fiscalização ampla pelo Ministério Público, vai haver um total abandono. Hoje já é muito difícil fazer essa fiscalização in loco”, pontuou o presidente da APMP.

CidadeVerde

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS