Connect with us

POLÍTICA

Regina Sousa lançará plano de desenvolvimento sustentável para o Piauí

Publicado

em

A governadora Regina Sousa (PT) vai lançar O Plano Piauí 2030, o primeiro do Brasil alinhado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O Plano envolve não apenas o poder público, mas todos os seguimentos da sociedade, setor privado, movimentos sociais e cidadãos, que direta ou indiretamente, contribuem para a construção da sociedade.

Foto: Renato Andrade/ Cidade Verde

A Secretaria de Planejamento do Piauí (Seplan) coordenou a elaboração do Plano realizando escutas junto aos órgãos de governo, organizações representativas do setor empresarial, gestores municipais e organizações da sociedade civil nos Territórios de Desenvolvimento a fim de construir de forma participativa uma estratégia de desenvolvimento para o estado.

O documento é composto por quatro eixos primordiais para o desenvolvimento do Estado do Piauí até o ano de 2030, sendo: meio ambiente e enfrentamento às mudanças climáticas; trabalho, emprego e renda; redução das desigualdades e infraestrutura para o desenvolvimento.

Os eixos se desdobram nos programas e projetos prioritários para que o Estado do Piauí possa alcançar patamares de desenvolvimento que representem melhor qualidade de vida para todas e todos os piauienses. Eles incluem, também, um conjunto de indicadores de Impacto e Resultado para monitorar o andamento dos seus programas, possibilitando à sociedade maior governança sobre a avaliação das ações implementadas.

O Plano Piauí 2030 inova ao trazer uma visão de futuro mais clara e objetiva que norteará os próximos dois ciclos de Plano Plurianual – PPA, com a meta de atingir o IDH alto (0,800) em 2030. 

Publicidade

Os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) são um compromisso global para construção de uma sociedade justa, segura e sem pobreza, com objetivos centrais de proteger o meio ambiente e enfrentar as mudanças climáticas em todos os lugares do planeta.

São compostos por 17 objetivos integrados e 169 metas que, até o ano de 2030, visam a implantação de uma Agenda para desenvolvimento sustentável em nível global, assinada por 193 países.

Fonte: Cidade Verde (com informações da Seplan)

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS