Senado aprova criação de empresa simples de crédito
Publicado por: Francieldo Araújo | Data: 20/03/19

Senado aprova criação de empresa simples de crédito

O plenário do Senado Federal aprovou, nesta terça-feira (19), o projeto que cria a Empresa Simples de Crédito (ESC). O texto já passou pela Câmara e agora segue para sanção do presidente Jair Bolsonaro.

Na prática, o PLC 135/2018 visa oferecer financiamento mais barato para micro e pequenas empresas, além dos microempreendedores individuais (MEI). A ESC será capaz de realizar operações como empréstimos, financiamentos e descontos de títulos.

“A pequena empresa neste país gera mais de 12 milhões de empregos. Agora se abre a oportunidade para que os pequenos negócios possam ser financiados com capital próprio dos pequenos empreendedores. É um passo importante que se dá no sentido de melhorar o ambiente de negócios e de estimular a economia”, disse o líder do governo, senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE).

Capital e tributos

Embora desempenhe atividades típicas do sistema financeiro, a Empresa Simples de Crédito não pode se identificar como um banco. O valor de todos os empréstimos, financiamentos e descontos de títulos concedidos pela ESC não pode superar o valor do capital declarado pela entidade.

A receita bruta anual da ESC fica limitada a R$ 4,8 milhões. A remuneração da empresa só pode ocorrer pela cobrança de juros. Fica proibido o pagamento de tarifas ou qualquer outro encargo. A ESC também fica impedida de realizar captação de recursos ou emprestar dinheiro a entidades da Administração Pública.

Regime especial

O projeto também cria um regime especial simplificado de tributação para startups. O Inova Simples prevê um tratamento diferenciado para estimular a criação, a formalização, o desenvolvimento e a consolidação das empresas de inovação.

Fonte: Cidade Verde


ACOMPANHE O PORTAL NAS REDES SOCIAIS:
@cidadesnanet
Facebook.com/cidadesnanetoficial

sobre o autor

DEIXE UM COMENTÁRIO


POSTS RELACIONADOS

POLÍTICA

TCE-PI aprova com ressalvas contas de Governo de Wilson Martins e Zé Filho

O Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI) aprovou com ressalvas, nesta segunda-feira (19), durante sessão plenária extraordinária, as contas de Governo do Poder Executivo referentes ao exercício de 2014.A prestação

Caldeirão Grande do Piauí

Prefeito de Caldeirão Grande participa de convenção do PSD em Teresina

Dentre as convenções partidárias que fazem parte da base do governador Wellington Dias, realizada, nesta sexta-feira (03), no Atlantic City, está a do  PSD, que homologou as candidaturas  dos deputado

POLÍTICA 0 Comments

PT lança Lula candidato à Presidência no início de 2017

O PT pretende lançar a pré-candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República ainda no primeiro semestre do ano que vem, entre fevereiro e abril. A