Connect with us

POLÍTICA

Setur discute regulamentação de áreas de praia para impulsionar “Trilha das Emoções”

Publicado

em

O secretário estadual de Turismo, Flávio Nogueira Júnior, se reuniu com o comandante geral da Polícia Militar e com o representante da BRP Brasil, Junno, para discutir a regulamentação e sinalização de áreas próximas a linha de praia. A ideia é sejam delimitadas áreas nas praias piauienses que possam ser utilizadas por veículos off road e quadrículos para a prática de ecoturismo com foco na “Trilha das Emoções”.

Segundo o secretário, a proposta é criar mecanismos de regulamentações dessas áreas em espaços que não possuem banhistas. “Criamos a Trilha das Emoções em agosto do ano passado com esse intuito de impulsionar esse turismo na região. A trilha está toda regulamentada e sinalizada e agora a ideia é regulamentar e sinalizar o percurso que os veículos off road e UTVs possam transitar sem prejudicar os banhistas e turistas”, pontua, lembrando que ações nesse sentido já existem em outros Estados que possuem roteiros turísticos que envolvem o litoral.

A Trilha das Emoções foi inaugurada pelo Governo do Estado em agosto do ano passado e envolve um percurso de mais de 187 quilometros, onde o turista poderá conhecer a riqueza das belezas naturais do litoral piauiense. A trilha tem início no município de Chaval, no Ceará, passando por Cajueiro da Praia, incluindo Barra Grande, Luís Correia e Ilha Grande, encerrando na divisa com o Maranhão.

O secretário reforçou ainda que a ideia é que os amantes de off road já possam utilizar o percurso, mas com uma normativa que terá validade em todo o território estadual. “A trilha tem despertado interesse de empresários e turistas que visitam a região, mas queremos fazer essa normativa para estipular as regras, garantindo a segurança não apenas de quem conduz os veículos, mas também da população que frequenta nosso litoral”, ressaltou.

Entre as exigências que serão feitas, está a de que apenas pessoas habilitadas deverão dirigir esses veículos, as leis nacionais e estaduais de trânsito também deverão ser respeitadas, além do uso de equipamentos de segurança, tais como o cinto de segurança e capacete. A liberação do trânsito se dará com o limite máximo de velocidade de 60 km/hora e sempre à direita e com faróis acesos. O tráfego de veículos deverá ocorrer em caso de deslocamento para acesso a trilha ou localidades no raio de 5 km, no caso da capital, Parnaíba, Picos, Floriano, Oeiras e Campo Maior. As demais localidades do interior, como Luís Correia, Cajueiro da Praia ficará livre para o trânsito, obedecendo sempre ás regras. Fica estabelecido ainda que será realizado o cadastramento de veículos e seus respectivos proprietários.

Publicidade

Fonte: Ascom

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS