Connect with us

POLÍTICA

Simone Tebet diz que Lula lançará novo PAC e recebe demandas do Piauí para o PPA

Publicado

em

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB), afirmou nesta sexta-feira (26), em Teresina, que o presidente Lula lançará um novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). No Piauí, a ministra participa de evento que define as ações prioritárias para o estado através do Fórum do Plano Plurianual (PPA) Participativo. 

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

Tebet está no Piauí acompanhado dos ministros do Desenvolvimento Social Wellington Dias (PT) e Márcio Macêdo da Secretaria-Geral da Presidência da República. 

“Nós não temos dinheiro para os próximos três anos colocar em prática todos os programas que a população brasileira quer e que os governadores querem. Mas, será possível fazer muita coisa, porque além do planejamento participativo, o presidente Lula vai apresentar ao Brasil um novo PAC em uma parceria com a iniciativa privada para, por exemplo, escoar a produção do Piauí como o milho, o Porto que eu sei que vocês têm condições de ter aqui e que encurta distâncias e gera dinheiro”, declarou a ministra. 

O Piauí recebe a plenária do Fórum do Plano Plurianual (PPA) Participativo, que tem um cronograma nos 26 estados mais o Distrito Federal até o final do mês de junho. O objetivo é reunir propostas da população para o estado que serão contempladas no plano nos próximos quatro anos do governo do presidente Lula (PT).

O evento aconteceu no Centro de Convenções, no Centro da cidade. 

Em coletiva de imprensa, Simone Tebet foi sincera e explicou que todas as propostas que estarão no Plano Plurianual, ou seja, no planejamento, virão das plenárias. Mas, adiantou que não é possível que o orçamento contemple todas os pedidos feitos nos estados. 

Publicidade

Segundo informações divulgadas pelo Governo Federal, foram definidas três formas de participação: os Fóruns Interconselhos, que reúnem conselhos nacionais em diversos setores; as plenárias estaduais, que serão realizadas em todas as capitais; e a plataforma Brasil Participativo, que permitirá também participação direta. 

Os usuários podem, na plataforma, elencar três programas prioritários do Governo Federal, além de apresentar três propostas e votar em outras três.

Governador pede 10 obras, mas terá que priorizar três

A ministra informou que o governador Rafael Fonteles está negociando com o presidente Lula e Casa Civil, já que o governo do Piauí pediu 10 obras e terá que priorizar três obras estruturantes. 

Rafael Fonteles também esteve presente na Plenária e elencou as três propostas que foram levadas como prioritárias ao governo federal. 

Publicidade

Os pedidos foram divididos em três grandes áreas: rodovias, obras hídricas (adutoras e barragens) e o multimodal para a ligação do Sul do estado com o porto de Luís Correia, no litoral. 

“Com a responsabilidade dada pelo presidente Lula, dando nos 27 estados ouvindo a demandas do povo. Esse momento é muito importante O presidente Lula reinaugurou o diálogo federativo, fui secretário durante 4 anos onde esse diálogo federativo não acontecia, ainda mais esse diálogo direto”, disse. 

O secretário geral da presidência, Márcio Macêdo, ressaltou que presidente Lula pediu aos ministros que façam um planejamento com a “cara do povo” e  não apenas uma peça técnica. 

“Esse é um planejamento inédito no país. O presidente Lula pediu para estarmos dialogando com o povo para que o planejamento não fosse apenas uma peça técnica construída no Planejamento, que fosse uma peça que tivesse a cara do povo brasileiro, que pudesse colocar a dores e clamores do nosso povo”, disse.

Fonte: Cidade Verde

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS