Connect with us

POLÍTICA

Temer se iguala a Dilma e tem pior avaliação a um governo em 30 anos, aponta Ibope

Publicado

em

Pesquisa Ibope encomendada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) mostra que o percentual de brasileiros que consideram o governo do presidente Michel Temer (PMDB) ruim ou péssimo é de 70%.

A pesquisa de julho deste ano também apontou o percentual dos brasileiros que dizem confiar ou não no presidente Michel Temer / (Foto: Reprodução site Uol)

Com os 70% de avaliação ruim ou péssimo, Temer empata com a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) ao alcançar o maior índice de reprovação a um governo na série histórica da pesquisa CNI/Ibope, iniciada no governo de José Sarney (PMDB), em março de 1986. Dilma alcançou esse patamar de reprovação em dezembro de 2015, no final do primeiro ano de seu segundo mandato, e seis meses antes de ser afastada do cargo com a abertura do processo de impeachment. Na última pesquisa, divulgada em março, 55% dos brasileiros avaliaram o governo do presidente como ruim ou péssimo, percentual superior ao da sondagem publicada em dezembro, quando o governo Temer atingiu 46% de reprovação.

Esta foi a primeira pesquisa CNI/Ibope realizada após Temer ser denunciado por corrupção pela PGR (Procuradoria-Geral da República).

Ainda de acordo com a pesquisa, 5% avaliam o governo como ótimo ou bom. Em março esse percentual foi de 10%. Outros 21% consideram o governo regular, ante 31% na pesquisa de março. O Ibope ouviu 2.000 pessoas, em 125 municípios, de 13 a 16 de julho. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos o percentual dos que disseram não saber ou não quiseram responder foi de 3%.

Publicidade

Confiança e comparação com Dilma

Esta foi a quinta pesquisa CNI/Ibope sobre a aprovação ao governo Temer desde que o peemedebista assumiu a Presidência da República. Na primeira pesquisa, em junho do ano passado, Temer ainda ocupava o cargo de forma interina. Ele só foi efetivado na Presidência com a confirmação do impeachment pelo Senado, em agosto de 2016. A pesquisa de julho deste ano também apontou o percentual dos brasileiros que dizem confiar ou não confiar no presidente Michel Temer.

A desconfiança está na frente. Disseram não confiar em Temer 87% dos entrevistados, ante 79% em março e 72% na pesquisa de dezembro. Dizem confiar em Temer 10% dos entrevistados, ante 17% em março e 23% em dezembro. Na comparação com o governo Dilma, 52% disseram que o governo Temer é pior que o da antecessora.

Em março esse percentual foi de 41% e em dezembro, de 34%.Só 11% disseram achar o governo Temer melhor que o governo Dilma, e 35% disseram avaliar os dois governos de forma igual. Apenas 2% disseram não saber ou não quiseram responder a esta pergunta.

Fonte: Uol

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS