Connect with us

POLÍTICA

TRE já registrou 376 denúncias de propaganda irregular no Piauí; aumento de 170%

Publicado

em

Faltando 4 dias para as eleições de 2022, a Justiça Eleitoral do Piauí já somou pelo menos 376 denúncias de propaganda irregular nas zonas eleitorais do estado.

Os dados foram repassados nesta quarta-feira(28) pelo juiz Leonardo Pio, presidente da Comissão de Fiscalização da Propaganda Eleitoral, que destaca que o número representa um aumento de mais de 170% em relação aos processos do pleito de 2018.

Nas eleições de 2018, foram 138 processos distribuídos durante toda a campanha.

“A gente ficou até surpreso com a quantidade de ações que tivemos aqui. Não somente na questão da fake news, mas, da desinformação em si, até algo que foi verdade, foi tirado de contexto e colocado em outro cenário. É o que está acontecendo muito nestas eleições”, disse.

O juiz destacou que houve um aumento substancial em relação as denúncias apresentadas sobre a propaganda eleitoral irregular, sobretudo, na internet, uma novidade nas estratégias de campanhas deste ano. No site do Supremo Tribunal Eleitoral (STE), todos registraram o uso de plataformas como o Facebook, Instagram, Twitter e TikTok.

Publicidade

“Essa eleição é um marco na questão da internet, tiveram muitas coisas novas em relação a questão da internet, mas, estivemos preparados para dar a solução rapidamente”, detalhou. “O resultado está aí, inclusive, tivemos um aumento de 200% em relação aos processos”, disse

Foto: Paula Sampaio/Cidadeverde.com

Foto: Paula Sampaio/Cidadeverde.com

Entre as ações estiveram, principalmente representações, recursos, agravos, direito de resposta, reclamações e com destaque para petições de acesso a pesquisa eleitoral.

O levantamento do TRE-PI, ainda apontou que a maior parte das ações foram de denúncias de candidatos a governador contra candidato a governador. Até o último dia 20, foram pelo menos 157 representações de um candidato contra o outro.

Fonte: Cidade Verde

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS