Connect with us

POLÍTICA

Tribunal de Justiça define lista tríplice para escolha de novo desembargador; veja nomes

Publicado

em

O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) definiu na manhã desta segunda-feira (13), a lista tríplice que será enviada ao governador Wellington Dias (PT) para a escolha do novo desembargador. O escolhido substituirá o desembargador Luiz Gonzaga Brandão de Carvalho, que deixou o poder judiciário ao se aposentar no último mês de outubro. Foram escolhidos três dos seis nomes aptos à vaga: 

  1. José Wilson de Araújo (18 votos)
  2. Agrimar Rodrigues (15 votos)
  3. Francisco Campelo Filho (10 votos)

Também estiveram participando do processo os advogados: Alessando Lopes, Reginaldo Miranda e Hildeth Leal Evangelista Nunes. Os nomes foram definidos pelo Conselho Seccional da OAB Piauí, no último mês de novembro.

Após a conclusão da fala de cada candidato, os 19 desembargadores iniciaram a votação para a escolha da lista tríplice. No seu pronunciamento, o desembargador Raimundo Nonato Alencar elogiou os candidatos à vaga e ainda reforçou a dificuldade da sua decisão. 

“Não há entre eles nenhum com menos de duas décadas de profissão, são todas pessoas experientes, são profissionais de conduta reconhecidíssima e confesso que tive muita dificuldade para poder escolher três nomes”, diz o desembargador Raimundo Alencar que votou em Hildeth Leal, José Wilson e Francisco Campelo Filho.  

O desembargador Sebastião Martins também ressaltou a qualificação de cada advogado.  “Todos os candidatos merecem a nossa consideração, o nosso apreço, recebi o currículo de todos eles, muitos preparados academicamente e eticamente”, ressalta. Sebastião Martins votou em José Wilson, Agrimar Rodrigues e Alessandro Lopes. 

Já o Desembargador Hilo de Almeida destacou ainda a lista como acima de média e que a gratidão iria pesar na sua decisão.

Publicidade

“Tive a oportunidade de receber os candidatos no meu gabinete, interagir com eles. Eu diria que nós estamos diante de uma lista de candidatos acima da média, são pessoas muito capacitadas, dignas de fazer parte desta corte. Não teria chegado ao Tribunal se não fosse o apoio de muita gente e por isso a gratidão que vai pesar nessa escolha ”, reforçou o desembargador Hilo de Almeida que votou em José Wilson, Agrimar Rodrigues e Francisco Campelo Filho. 

Os três advogados escolhidos na lista tríplice agora vão concorrer à vaga do Quinto Constitucional para preencher a vaga aberta. A escolha será feita pelo Governador Wellington Dias. 

Eleição 

Escolha dos 12 advogados

No dia 06 de novembro, os advogados piauienses definiram o nome de doze advogados indicados para o preenchimento da vaga de desembargador do Quinto Constitucional do Tribunal de Justiça do Piauí. 

Publicidade

Cerca de 4 mil eleitores participaram da eleição e escolheram 12 dos 18 candidatos à vaga. 

No pleito eleitoral realizado presencialmente, por meio de votação em urna eletrônica, receberam mais votos os seguintes candidatos:

  1. José Wilson
  2. Alessandro Lopes
  3. Agrimar Rodrigues
  4. Campelo Filho
  5. Juliano Leonel
  6. Fábio Viana
  7. Hildeth Evangelista
  8. José Gonzaga Carneiro
  9. Claudia Paranaguá
  10. Reginaldo Miranda
  11. Maria do Amparo
  12. Alexandre Pacheco

Lista Sêxtupla

A relação dos 12 mais votados foi enviada para a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB, seccional Piauí), que, por sua vez, definiu a lista sêxtupla  através do Conselho Secional. 

Durante Sessão Ordinária do Conselho Pleno da OAB Piauí, na quinta-feira (25), foram escolhidos, através de votação, os(as) advogados(as):

  1. Alessandro Lopes (33 votos)
  2. Agrimar Rodrigues (29 votos)
  3. José Wilson de Araújo (29 votos)
  4. Francisco Campelo Filho (24 votos)
  5. Reginaldo Miranda (23 votos) 
  6. Hildeth Leal Evangelista Nunes (21 votos)

O processo seguiu para o TJ-PI, onde ocorreu a votação para a definição da lista tríplice. 

Fonte: Cidade Verde

Publicidade
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS