Connect with us

Legislativo em Foco

Vereadores aprovam LDO e debatem opiniões na tribuna da Câmara de Patos do PI

Publicado

em

A Câmara Municipal de Patos do Piauí realizou mais uma sessão ordinária no último dia 11 de junho. Os trabalhos foram marcados pela aprovação da Lei Diretrizes Orçamentárias – LDO 2016, e debate entre os vereadores das bancadas de situação e oposição.

O primeiro a se pronunciar foi o vereador Wilson Vieira (PTB), líder da bancada de oposição. Ele voltou a abordar o assunto da máquina retroescavadeira do município. Segundo ele, o operador da máquina disse que estava no local a mando do prefeito, e também citou o nome do vereador Helinho. “Está no depoimento à justiça. Então, cabe o município apurar os fatos e ao colega vereador se defender da acusação”. O parlamentar afirmou que não foi a primeira vez que a máquina realizou serviços em outro município e que não considera engano o uso da máquina em propriedade de outro município. “Já não considero engano do operador. Então, acho que não tem como justificar”

Vereador José Wilson Vieira da Silva

Vereador José Wilson Vieira da Silva

O vereador também cobrou ao prefeito sobre a substituição da médica que se afastou há mais de meses e não foi substituído. Segundo ele, a população está começando a reclamar dizendo que está faltando um médico em uma das equipes do programa”. Ele encerrou deixando seus votos de pesar a família de Raimundo Firmino da Silva, conhecido como ‘Doca da máquina’. “Uma pessoa que fez parte da história de Patos”, pontuou.

Vereador Luiz Evaristo de Sousa

Vereador Luiz Evaristo de Sousa

Em seguida, ocupou a tribuna o vereador Luiz Evaristo (SD), que agradeceu a Deus por mais um dia de trabalho e também se consternou com o falecimento de “Seu Doca”, deixando votos de pesar. Luizinho, como é conhecido, também relembrou do falecimento de sua avó, ocorrido recentemente. O parlamentar falou sobre o atendimento médico no município. Segundo ele, no dia do atendimento médico do Dr. Junior, às 4h já tem gente esperando para buscar atendimento. “Espero que o Poder Executivo tome as providências de contratar mais médicos, para que possa dar um atendimento melhor”, disse.

Da bancada da situação, o primeiro a se pronunciar foi o vereador José Hélio dos Santos (PDT). Após agradecer a Deus por mais uma sessão, ele falou sobre a crise econômica do país que vem afetando diretamente os municípios e a população, citando como exemplo os cortes no Bolsa Família. “Não sou contra o programa, mas, a maneira como ele é pago, sem fiscalização”. Helinho citou uma matéria em que o Ministro do Planejamento disse que cerca de 120 mil empresários estão recebendo do programa no país. Segundo informou o parlamentar, no Piauí, cerca de 363 mil funcionários públicos receberam. “E com isso, tiram a possibilidade daquele que não tem nada e de fato precisa do benefício. Por isso, que o Governo Federal se encontra como está”.

Publicidade

http://cidadesnanet.com/news/wp-content/uploads/2015/05/DSC_0552.jpg

O líder do prefeito Na Câmara trouxe à tribuna a informação de que o Governo do Estado, no período do dia 10 ao dia 30 estará dando desconto quase 100% no IPVA e licenciamentos até 2015. “Acho de grande importância essa iniciativa do Governo do Estado, ajudando essas pessoas que estão em atraso. Não se sabe se será prorrogado, mas, quem tiver um automóvel que está atrasado deve aproveitar essa oportunidade”.

Helinho também comentou sobre sua participação no segundo Fórum do Selo Unicef, realizado no município de Patos, onde foram apresentados as diversas ações realizadas em prol da melhoria da qualidade de vida das crianças e adolescentes, e em busca da conquista do Selo. “Infelizmente a gestão anterior perdeu esse Selo, mas o atual governo está com uma equipe bem organizada e em busca desse importante reconhecimento de âmbito internacional”.

O parlamentar disse que acompanhou os trabalhos de coleta de dados e informações realizados pela empresa PLANACON nas localidades Veredas, Cacimba das Canas, Morcego, para construção de sistemas de abastecimento de água. O mesmo ainda será feito na comunidade Saco da Ema. Também falou da emenda do deputado Marcelo Castro destinado à pavimentação de ruas no bairro Areia Branca.

José Hélio disse que estão fazendo “sensacionalismo com a coisa pública” no município, ao se referir ao aumento no número de pessoas que foram mobilizadas para assistir a sessão anterior, a primeira após a apreensão da máquina retroescavadeira. Helinho definiu a denúncia feita pelo vereador Luiz Evaristo, que resultou na apreensão, como um “tiro no próprio pé”. “Agora, quando precisarem da máquina, será mais burocrático. O que vão falar para o povo é que não pode fazer mais serviço, pois a máquina estava fazendo serviço de estrada vicinais e estão filmando”.  Helinho direcionou ao vereador Luiz Evaristo e reconheceu que o mesmo está cumprindo seu papel de fiscalizar, mas, cobrou porque o mesmo não fiscalizou o uso da máquina retroescavadeira na gestão passada quando a mesma foi utilizada para cavar barreiros no município de Jacobina. “Muitas vezes isso aconteceu na gestão passada e nunca eu empatei. Essas maquinas são para beneficiar a população. Eu nunca fiz isso, quando fui oposição”, disse.

Sobre o uso da máquina quando foi apreendida, Helinho explicou que a mesma estava realizando a serviços para um cidadão do município de Patos, cuja propriedade está situada na divisa dos municípios, com uma parte em cada. “A propriedade pega os dois lados”, disse. Segundo ele, as máquinas foram destinadas ao município para fomentar a agricultura familiar, e quando foi apreendida, estava cavando um pequeno barreiro para ajudar na subsistência de uma família do campo.

Publicidade

Helinho ainda se defendeu com relação ao seu suposto envolvimento no uso da máquina. Segundo ele, Raimundo, dono da propriedade, foi quem pediu para o operador da máquina para fazer essa obra, um pequeno barreiro. “E como Eliseu que estava lá fazendo um serviço numa estrada, fez a obra [o barreiro], pois trabalhamos sem olha para quem”, disse.

Helinho defendeu uma política com verdade e responsabilidade. “Vamos fazer política sem agredir a imagem do prefeito. “Estão dizendo pelos interiores que o prefeito e eu não podemos ser candidatos, mas estamos limpos e nossas contas foram todas aprovadas. É o desespero que é grande e, por isso, falam inverdades”.

http://cidadesnanet.com/news/wp-content/uploads/2015/04/DSC_0944.jpg

O próximo a se pronunciar foi o vereador Francisco José da Silva Sobrinho, o Chico Oseias, que após cumprimentar a todos, agradeceu a Deus por mais um dia de trabalho. Ele também comentou sobre a política do município e disse que costuma fazer uma política decente, sem agredir o colega, e sim mostrando propostas e conquistando a confiança do eleitor, sem fazer baixaria.

Chico Oseias também abordou o assunto da retroescavadeira e defendeu um trabalho que beneficie a todos. “Não quero citar nomes, mas, nessa mesma localidade, foram feitas obras com a mesma retroescavadeira na gestão passada, para fins de criação de peixe particular comercial, e não foi denunciado. Nós tínhamos aqui no município de Jacobina barreiros que foram feitos com essa mesma máquina na gestão passada, e muitos outros que não irei citar. Então veja bem: o município é de Jacobina ou de Jaicós, mas o pessoal tem suas atividades e votam em Patos, então, essas pessoas tem o dever de virem votar no vereador, no prefeito, pagar seus impostos aqui na cidade, porque essas pessoas não podem ser beneficiadas por as coisas do município? Acho que devemos dá o direito igual a todos, até porque, a máquina é pública”, disse, acrescentando que a população sairá prejudicada com a denúncia. “Teve uma repercussão, mas isso foi negativo, pois as pessoas precisam e não podem ser atendidas”.

O parlamentar também deixou seu voto de pesar às famílias que perderam seus entes queridos e relembrou a recente perda de seu irmão e encerrou destacando que está se iniciando o período de campanha, e que cada um tem uma forma diferente de trabalhar.

Publicidade

http://cidadesnanet.com/news/wp-content/uploads/2015/05/DSC_0553.jpg

O vereador Antônio Rufino iniciou seu discurso falando sobre o estado de saúde do ex-vereador Miguel Raimundo, desejando melhoras. Também falou sobre a máquina retroescavadeira e concordou com as palavras do vereador Francisco José, acrescentando que a máquina está só desenvolvendo o município e ajudado as pessoas.

Vereador Adalberto Lopes (PP)

Vereador Adalberto Lopes (PP)

O vereador Adalberto José Lopes também falou sobre a atuação da oposição. Ele lembrou que ele e os vereadores Antônio Rufino, Francisco João e Cornélio Edmundo foram oposição ao ex-prefeito Aluisio Reis, segundo ele, um dos prefeitos que mais trabalhou pelo município de Patos, mas nunca tentaram atrapalhar o trabalho da gestão. “Se nós tivéssemos atrapalhado a ele, nós estaríamos não atrapalhando só a ele e nem nós mesmos, mas a população. Então, aprendi uma coisa na política, que o vereador, tanto ele da situação, quanto da oposição, são representantes do povo e somos auxiliares do prefeito para que os dois Poderes possam trabalhar em conjunto para a melhoria e crescimento do seu município”, disse, acrescentando:. “Eu lhe digo, oposição ou situação, eu, como vereador eleito, jamais irei perseguir o gestor ou tentar atrapalha-lo contra o município, por que eu estaria fazendo um mal a mim mesmo”, disse.

http://i0.wp.com/cidadesnanet.com/news/wp-content/uploads/2015/06/DSC_00491.jpg

O vereador Francisco João da Costa foi o penúltimo a se pronunciar. Ele agradeceu a Deus por mais um dia de trabalho e repercutiu o assunto da máquina retroescavadeira. Ele também explicou o uso da máquina em território do município de Jaicós e disse que o serviço atendeu ao pedido do proprietário do terreno e acrescentou que o operador da máquina não se atentou que já estava fora do território de Patos, tendo em vista que a propriedade está na divisa.

“Eu não estou inventando estórias, e se realmente o vereador e prefeito tiverem culpa, a justiça que vai julgar. Vocês saíram dizendo que nem o prefeito nem o vereador poderão ser mais eleitos. Me parecem que vocês são a justiça”, disse. Chico de João, como é conhecido, reiterou que a justiça é quem decide sobre determinada pessoa poder ou não poder ser candidato. “Eu tenho um problema na justiça e ainda não foi decidido, e não posso ser candidato, mas caso eu não possa ser candidato, posso colocar uma filha minha, por que está sendo um pedido da população” disse. O vereador disse que ainda não está decidido quem será o candidato, se ele ou sua filha.

Ele finalizou manifestando sua admiração pelos vereadores mais antigos, por não serem perseguidores. “O povo tá vendo. E os que começaram com essas perseguições, as carreiras são curtas”, disse.

Publicidade

Saulino Reis

O vereador presidente da Casa, Saulino Coelho dos Reis, foi o último a se pronunciar na sessão. Ele iniciou justificando sua ausência na sessão passada e agradecendo a Deus por todas as coisas que Ele tem feito.

Saulino destacou a realização da audiência pública, que iria acontecer após a sessão, enfatizando que são poucos os prefeitos que fazem essa prestação de contas à população. “O nosso prefeito Agenilson tem essa coragem de se justificar na sua administração das coisas que fez e deixou de fazer, mas a intenção dele sabemos, que é sempre a melhor”.

Em outro momento, Saulino rebateu o vereador Luiz Evaristo com relação às filas no hospital. “Isso não vem de agora e não é falta de médico. “As pessoas chegam cedo para serem atendidas primeiro. Pode colocar três médicos que sempre vai acontecer isso”, disse.

O presidente também falou sobre o uso da retroescavadeira. Segundo ele, máquinas de municípios vizinhos também já realizaram serviços em Patos. “E ninguém nunca falou nada, pois esse serviço é em benefício do povo”. Saulino acrescentou que o operador fez por iniciativa própria, sem que tenha sido a mando do prefeito, pois o mesmo tem autorização para trabalhar e prestar serviço à população sem discriminação. “Deus está vendo e quando a pessoa trabalha direito, Deus sempre ajuda” Ele encerrou a sessão convidando as pessoas a participarem mais das sessões.

Publicidade
Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS