Connect with us

Campo Grande do PI

Vereadores de Campo Grande do PI aprovam projetos e discursam na tribuna. Veja!

Publicado

em

A Câmara Municipal de Campo Grande do Piauí realizou, na sexta-feira (4), no plenário vereador José Nubisvaldo de Sousa, a segunda sessão ordinária do ano legislativo, presidida pelo vereador Edmilson Junior (PT).

Na ocasião, os vereadores aprovaram dois projetos de lei. O primeiro, de autoria do Poder Executivo Municipal, criou novas vagas no quadro de pessoal efetivo da Prefeitura Municipal. Conforme o texto aprovado, foram criadas nove novas vagas para professor. Os cargos serão preenchidos imediato, após aprovação e sanção da lei, a partir da convocação de candidatos aprovados em concurso público.

O outro projeto aprovado foi apresentado pela mesa diretora da Câmara e reajusta a remuneração do cargo de controlador interno do Poder Legislativo Municipal. Segundo o texto, o servidor terá como remuneração o seu salário mínimo, mais gratificação de um salário mínimo.

No segundo expediente, os vereadores ocuparam a tribuna da Casa e se pronunciaram abordando diversos assuntos. Veja:

O vereador Rubem Alves (PP) foi o primeiro a se pronunciar. O parlamentar repercutiu 24ª etapa da Operação Lava Jato, que teve o Lula como um dos conduzidos pela Polícia Federal a depor. Em um discurso polêmico, Rubem saiu em defesa do ex-presidente Lula e disse que vê com preocupação o que está acontecendo ao longo da operação.

Publicidade

DSC_0799

Rubem disse acreditar que o ex-presidente Lula será inocentado. “Creio que lula saíra fora dessa, que nós ainda vamos ter ele presidente deste país, para continuar o seu trabalho”. O parlamentar elencou várias benfeitorias do governo Lula no Piauí e na região. “Não posso deixar de reconhecer tudo o que se fez em nosso país”.

O parlamentar disse ter ficado com trauma de investigação. Rubem foi acusado de enriquecimento ilícito, desvio de verbas, chegando a ter seu mandato cassado. Após duas derrotas na justiça, ele recorreu para a terceira e última instância da justiça, onde conseguiu ser absolvido e reassumir a cadeira na Câmara Municipal. “Nesse país, muitas coisas que acontecem não são verdadeiras. A coisa mais fácil é criticar, jogar pedras, acusar. Agora, provar é outra coisa”, disse.

O vereador Quirino Bezerra (PSD) repercutiu a aprovação do Projeto de Lei que cria novas vagas em cargos de professor no âmbito do município. Ele reiterou seu apoio, parabenizou o Executivo pelo envio do Projeto e aos demais vereadores por terem votados a favor. “Tenho certeza que vocês professores, conhecendo o nosso trabalho, já imaginavam o nosso posicionamento a esse projeto. Nossa intenção aqui é ajudar, e não de prejudicar. Estamos cumprindo o nosso papel”, disse, parabenizando, também, aos professores que serão convocados pelo concurso público, a partir da aprovação da lei.

DSC_0804

Em seu pronunciamento, Quirino destacou a importância do trabalho do vereador. “O Legislativo é muito importante par o município, é que faz as leis. O que for a favor da população e do município, não pode ter partido A ou B, temos que ter consciência e votar favor. E se não for favorável, temos a liberdade de ser contrário”, disse. Ao finalizar, Quirino disse que não pretende disputar uma vaga na Câmara nas eleições deste ano, reforçando que a população deve analisar e fazer a melhor escolha quanto ao voto de vereador. “Pode escolher direito, porque é o voto mais importante”, disse.

O vereador Martinho Belchior (PSB) também parabenizou os professores que serão beneficiados pela aprovação do projeto. “Com certeza vocês estão felizes pela aprovação desse projeto, e eu compartilho dessa alegria por ter ajudado, participado da realização desse sonho, que é passar em um concurso e ser convocado para exercer a sua profissão. Tenho a certeza de que vocês vão desenvolver um bom trabalho em prol da educação de Campo Grande”.

Publicidade

DSC_0806

O parlamentar também comentou a aprovação do projeto que reajustou o salário do cargo de controlador interno na Câmara. “A Câmara de Campo Grande está de parabéns por ter um funcionário eficiente, uma pessoa que ajuda demais os nossos trabalhos, é o nosso braço direito nessa Casa. É um reajuste merecido pelo que ele faz por nós vereadores, por esta Casa e pelo município”, disse.

O vereador Irmão Del (PSB) também falou do projeto do reajuste da Câmara, salientando que o mesmo é justo, diante do trabalho que o controlador realiza na Câmara. Ele também fez referência ao projeto que abriu novas vagas para os professores. “Quero, também, parabenizar aos professores que irão ingressar, e aos outros ganharam a mais um turno com a aprovação dessa lei. Realmente o projeto que veio trazer à nossa gente a oportunidade de termos mais pessoas engajadas no desenvolvimento da nossa gente. A educação é a porta de entrada para a construção de uma sociedade. A educação é necessária, dá oportunidade de a pessoa vencer”, disse.

DSC_0807

O parlamentar lamentou a decisão da Câmara, ocorrida no mês de novembro do ano passado, em pedir vistas ao projeto de lei que criava vagas para a realização de concurso público. “Quando alguém se forma, consegue o diploma em uma universidade, um dos primeiros passos é estudar para um concurso, e quando se abre um concurso, está se dando a oportunidade a essa pessoa ingressar no serviço público. Infelizmente, não seu por que motivo, pediram vistas a esse projeto, impedindo que novas pessoas entrem na carreira pública. Foi uma infelicidade não ter aprovado de imediato essa lei”, disse.

Em seu pronunciamento, Irmão Del anunciou sua saída do PSB, partido pelo qual foi eleito por dois mandatos, em 2008, com 233 votos, e em 2012, com 236 votos. “Estou saindo definitivamente do PSB. Não tenho mágoa de ninguém. Estou saindo por motivos meus, pessoais, e estarei me filiando ao PP. Pensei muito em criar um partido próprio, mas, depois de analisar, optei por me filiar ao Partido Progressista”.

O parlamentar informou, também, que não vai concorrer ao terceiro mandato. Del disse que não está deixando a política e disse que irá apoiar um outro nome, também do PP. Ele agradeceu pelo apoio que recebeu da população nas duas eleições que disputou e aos colegas pela parceria que manteve na Casa ao longo de oito anos”, disse.

Publicidade

DSC_0811

O vereador presidente da mesa diretora da Câmara, Edimilson Junior (PT), foi o último a se pronunciar. De forma breve, ele falou das primeiras aquisições da sua gestão à frente da Casa, destacando a aquisição de cadeiras acolchoadas, ar condicionado, armários e a manutenção das centrais de ar do plenário, acrescentando que fará mais ao longo do ano.

Sobre a tramitação do projeto que cria vagas em diversos cargos da gestão pública, possibilitando a realização do concurso, comentado pelo vereador Del, o presidente disse que está aguardando o parecer das Comissões da Casa.

DSC_0787 DSC_0790 DSC_0793 DSC_0795 DSC_0815 DSC_0819

Publicidade
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Facebook

MAIS ACESSADAS