Connect with us

POLÍTICA

Votação mínima para eleger deputados aumenta e acirra disputa por vagas

Publicado

em

A média de votos necessária para eleger um deputado no Piauí na eleição geral deste ano deve aumentar e acirrar ainda mais a disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal. De acordo com estimativas do economista, Valmir Falcão, em 2014, o quociente eleitoral para eleger um deputado federal ficará em torno de 186.816 votos e para deputado estadual deverá ser de 62.685.

Diante dessa projeção, a menor votação para a disputa por uma das 10 vagas de deputado do Piauí na Câmara Federal deverá ficar em torno de 166 mil votos. Já no caso dos candidatos a uma das 30 cadeiras na Assembleia Legislativa, o mínimo de votos deve chegar a 55 mil. Valmir Falcão explica que para ser eleito os candidatos devem conseguir uma votação acima do número mínimo de votos.

Ao contrário do que ocorrer nas eleições para os cargos majoritários de governador e senador, a disputa por vagas nas casas legislativas segue o sistema proporcional. “Neste caso, nem sempre quem tiver o maior número de votos será o eleito. O cálculo realizado pela Justiça Eleitoral para chegar à lista final leva em conta conceitos como quociente eleitoral e quociente partidário. Estes cálculos são decisivos, já que as coligações podem ser responsáveis por alavancar ou tirar um candidato da disputa”, explicou.

Muitos eleitores encontram dificuldades para entender a diferença entre a eleição majoritária e proporcional. De acordo com estes cálculos, os candidatos mais votados no próximo dia 5 de outubro podem não assumir uma vaga na Assembleia Legislativa do Piauí ou na Câmara Federal.

Fonte: Portal O Dia

Publicidade

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS