Connect with us

POLÍTICA

W. Dias se reúne com embaixadora do Canadá e pede apoio para compra de respiradores

Publicado

em

O governador Wellington Dias participou, nesta segunda-feira (4), de uma videoconferência com a embaixadora do Canadá no Brasil, Jennifer May, e com o ministro-conselheiro da embaixada, Juan-Pablo Valdes. Na oportunidade, foram debatidas ações de combate à pandemia e acenado o apoio canadense ao Piauí no enfrentamento à Covid-19.

Wellington Dias afirmou que acompanha com admiração a maneira exemplar com que o Canadá adotou medidas de enfrentamento à pandemia provocada pelo novo coronavírus, garantindo redução de contaminação e casos de Covid-19. O governador parabenizou a estratégia correta adotada pelo governo canadense que é vista como referência mundial.

Dias enfatizou que o Brasil também tem trabalhado determinações de isolamento social e outras diligências como a expansão das redes de atendimento a pacientes graves. “O Estado do Piauí tem evitado o colapso no sistema de saúde com providências de proteção da população, confinamento social programado, entre outras. Com a tomada destas ações, temos registrado menor índice de mortalidade que o previsto”, explicou.

O governador ressaltou a situação emergencial que o estado enfrenta e da necessidade urgente de respiradores e monitores para ampliação de leitos de UTI e salas de estabilização por todo o Piauí. Outro fator que preocupa Dias é o fato de estados vizinhos estarem passando por extremas dificuldades nos seus sistemas hospitalares, o que está resultando na busca de atendimento médico em território piauiense e, por razões humanitárias, não se pode negar acolhimento destas pessoas. Além disso, segundo o governador, há um forte aumento e confirmação de casos graves de Covid-19.

Wellington pediu ajuda à representante do governo canadense no Brasil na negociação e compra de cem respiradores e cem monitores para uso na Rede Covid-19. O governador pontuou que, sendo possível o estabelecimento desta cooperação, o Estado se responsabiliza pela questão logística.

Publicidade

Jennifer May disse que está acompanhando a situação da pandemia no Brasil e se comprometeu a prestar toda a assistência para agilizar a operação proposta pelo governador. Para tanto, o consulado do Canadá em Recife estará autorizado a acompanhar as tratativas em curso.

O consulado do Brasil em Toronto, no Canadá, manteve contato nesta segunda-feira (4) com um dos maiores fabricantes de insumos hospitalares daquele país, a empresa a Thornhill Medical, com vistas à aquisição do material demandado pelo Piauí. A embaixadora Ana Lélia Beltrame, chefe do posto consular em Toronto e o cônsul adjunto Ademar Seabra estão à frente dessa negociação com a fabricante. Jennifer May também pediu para o governo piauiense contatar outra fábrica do setor para aumentar as possibilidades da aquisição que ela se propôs intermediar.

Fonte: CCom
Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS