Connect with us

POLÍTICA

Welington Dias afirma que há indícios de genocídio contra povo Yanomami

Publicado

em

O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, afirmou neste sábado (28) que está sendo investigado o cometimento de crime de genocídio contra o povo Yanomami. Em entrevista ao portal Cidade Verde, ele avaliou que há indícios que apontam para a prática do genocídio, que é o extermínio deliberado, parcial ou total de uma população ou povo.

“Na minha visão é que, sim [foi um genocídio]. A gente ainda não sabe, ainda não chegamos a todas as comunidades. São 346 comunidades só Yanomami, são 700 indígenas de todas as etnias indígenas. Esse levantamento deve ficar pronto só no final de fevereiro. A emergência chegou primeiro, para se ter uma ideia é um helicóptero que chega ali deixando de paraquedas um alimento, um SOS, as equipes também descem. É uma situação de uma operação de guerra. O que estamos apurando é que houve algo ali, que sim, o futuro dirá que será classificado como um genocídio”, disse.

Wellington Dias, que fez uma visita na semana passada até à região mais afetada pelo desabastecimento, relatou a realidade que viu.

Segundo ele, há uma forte presença de pessoas em situação de abandono, além da presença de garimpeiros, situação crítica para os povos indígenas que vivem isoladas e podem ser contaminados por doenças externas. Ele também disse que o funcionamento de equipes de saúde, com médicos e enfermeiros, e escolas na região haviam sido desativadas. Equipamentos para a produção de alimentos também tinham sido retirados.

O ministro ainda relatou que, após diagnóstico feito, foram identificadas poucas pessoas yanomamis no Cadastro Único para receber o Bolsa Família.

Publicidade

“Será que isso foi feito de forma intencional? Eu não acredito que foi só uma situação de descaso. Teve desvio de dinheiro? Teve algum comando para que fosse assim feito?”, questionou o ministro. “Morreram muitas pessoas. Ainda nem sabemos o número total. Só crianças foram 570, mas e os adultos e idosos. A situação é dramática e acho que o Brasil tem que cuidar e não é só os Yanomami, outras comunidades também, estamos atentos. O presidente nos pediu para fazer esse diagnóstico, sabíamos das denúncias, mas não sabíamos da gravidade”, declarou.

Nesta semana, o ministro da Justiça e Segurança Flávio Dino, determinou que a Polícia Federal (PF) faça uma investigação para apurar eventual responsabilidade de garimpeiros, coordenadores e agentes políticos do governo de Jair Bolsonaro (PL) nas mortes do povo Yanomami.

No Brasil, o crime de genocídio é tipificado pela lei 2.889/1956 e o define como “agir com a intenção de destruir, no todo ou em parte, um grupo nacional, étnico, racial ou religioso”. A pena pode chegar a 30 anos de prisão.

Entrega de kits e tratores

As declarações do ministro foram dadas em entrevista, durante agenda que cumpriu em Teresina. Diversos municípios do Piauí foram contemplados com 13 tratores e mais de 80 kits de irrigação. A entrega ocorreu no bairro Porto Alegre, na zona Sul. Os equipamentos foram adquiridos através de emendas destinadas em 2021 pela ex-deputada Rejane Dias, atualmente conselheira do TCE-PI.

Publicidade

Fonte: Cidade Verde

Publicidade

Facebook

MAIS ACESSADAS